terça-feira, 9 de julho de 2013

Drogas lícitas e ilícitas são tema de debate com os jovens na ALESC

Leonardo Contin

Será que o jovem de hoje está afim de participar de debates com temas polêmicos, que envolvam propostas de políticas públicas para a sociedade? Quem participou do Ciclo de Debates da Juventude na última segunda-feira, 8 de julho, no plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, constatou que os jovens de Florianópolis têm vontade de participar desse diálogo.

O evento é promovido mensalmente sempre na segunda segunda-feira. A conversa de ontem teve como debatedores o Padre Luiz Prim, do Centro de Tratamento para Dependentes Químicos Recanto Silvestre, e Ana Luiza Curi Hallal, da Aliança de Controle ao Tabagismo. O mediador foi Jackson Luiz Souza, Presidente do Conselho Municipal de Juventude. Também fizeram parte da mesa o vereador Bispo Jerônimo (PRB) e o Coordenador Municipal de Juventude, Guilherme Pontes.

O tema a ser debatido era Saúde e Juventude: drogas lícitas e ilícitas. Bispo Jerônimo abriu o debate com um relato de sua adolescência na periferia do Rio de Janeiro, onde viveu próximo da realidade do tráfico. Disse que em países que liberaram as drogas, como Bélgica e Portugal, não houve diminuição do consumo, mas sim um considerável aumento. E alertou que o consumo das drogas gera diversas demandas para a sociedade, já que o viciado, em grande parte dos casos, chega a se prostituir e a roubar para conseguir manter sua dependência.

Sobre tabagismo, Ana Luiza disse ser um problema sério por “viciar tanto quanto cocaína e causar mal não apenas ao usuário, mas a todos aqueles que estão ao redor dele”. E demonstrou preocupação com o fato de pelo menos 90% dos fumantes terem o primeiro contato com o cigarro na adolescência: “nessa idade ninguém pensa que pode morrer, pois a pessoa está no auge de seu vigor”.


E denunciou a estratégia das grandes indústrias de tabaco: “hoje a propaganda nos grandes veículos de comunicação é proibida, mas é permitida nos pontos de venda. A indústria do tabaco transformou tudo em ponto de venda”, fazendo referência aos comerciais de cigarros expostos em bancas de jornal, bares, lanchonetes e lojas de conveniências. E exaltou a Coordenadoria Municipal de Juventude, que está lutando por um projeto de lei que pretende proibir a exposição de cigarros nos balcões das lojas em Florianópolis.


Padre Prim afirmou, num cálculo rápido, que das 57 pessoas presentes no evento, “pelo menos 19 já devem ter experimentado algum tipo de substância que altera a realidade”. Revelou que em conversa com os adolescentes da plateia antes do início do evento, constatou que todos eles sabiam como comprar drogas, que não é um procedimento difícil. E destacou que há outros tipos de vícios que devem receber atenção das autoridades, como os comportamentos compulsivos e a auto medicação.

Da plateia, o jovem Jean Fabio observou que o maior problema das periferias hoje é o álcool: “o adolescente vê o pai bebendo e agredindo a mãe todas as noites. Acaba ingressando no mundo das drogas e do tráfico em função da falta de exemplo, da falta de base em casa”. Já o conselheiro tutelar Luís lamentou o fato de não haver políticas públicas para a área da criança e do adolescente em Florianópolis. Guilherme Pontes, Coordenador Municipal de Juventude, explicou que o objetivo do Ciclo de Debates é justamente conhecer as demandas e as dificuldades do município e encaminhá-las na Prefeitura, buscando soluções aos problemas apresentados.

Questionados pela jovem Taís, da Pastoral Juvenil Marista, sobre qual o melhor projeto para diminuir os índices de acesso às drogas hoje, Padre Prim respondeu que o diálogo e o resgate dos valores da vida seriam o melhor caminho. Já Ana Luiza disse não acreditar numa fórmula mágica, mas num “conjunto de atitudes” que consigam combater o consumo de álcool, drogas e cigarro: “um dos caminhos é investir massivamente naquilo que a indústria do cigarro investiu por anos, ou seja, em campanhas de marketing”. Da plateia, o jovem Rui, da Força Jovem Santa Catarina, afirmou acreditar no poder do esporte, que o governo deveria investir mais no esporte como forma de inibir o jovem no acesso às drogas.

Padre Prim encerrou o debate dizendo que “só com a participação, construção e mutirão conseguiremos mudar e construir alternativas de enfrentamento”. O próximo Ciclo de Debates com a Juventude acontecerá no dia 12 de agosto, também no plenarinho da Assembleia Legislativa, e terá como tema a redução da maioridade penal.

Um comentário:

Azuma disse...

Dia 08/0713 houve Debate no Plenarinho da ALESC moderado pela Coordenadoria da Juventude de Fpolis, onde a OSCIP PURANA esteve presente pra fraternalmente sugerir Projetos de Prevenção Primária, como o Projeto PURANAque Multiplica Valores Humanos e incentiva o Diálogo familiar, além de estimular a Vida Saudável. E, claro, pra custear o Projeto estamos em busca de Marketing pra que Empresas divulguem suas MARCAS aliadas a Valores Saudáveis a milhares de famílias de TODAS as classes.
"Questionados pela jovem Taís, da Pastoral Juvenil Marista, sobre qual o melhor projeto para diminuir os índices de acesso às drogas hoje, Padre Prim respondeu que o diálogo e o resgate dos valores da vida seriam o melhor caminho. Já Ana Luiza disse não acreditar numa fórmula mágica, mas num “conjunto de atitudes” que consigam combater o consumo de álcool, drogas e cigarro: “um dos caminhos é investir massivamente naquilo que a indústria do cigarro investiu por anos, ou seja, em campanhas de marketing”.
Padre Prim encerrou o debate dizendo que “só com a participação, construção e mutirão conseguiremos mudar e construir alternativas de enfrentamento”. " Fonte do texto entre aspas: http://estopim-online.blogspot.com.br/2013/07/drogas-licitas-e-ilicitas-sao-tema-de.html