terça-feira, 9 de julho de 2013

A história através dos livros

Thaís Teixeira

A fome foi a personagem principal e mais dramática durante os 32 dias de enchente no Vale do Itajaí em 1983. Assim, que o prefeito da cidade de Blumenau na época, Dalto dos Reis, expressou o tamanho da trágica enchente que deixou milhares de mortos e desabrigados, principalmente em Blumenau. O acontecimento histórico está há anos distante de nós, e sobre esses fatídicos dias, talvez, algumas informações nos foi dada nas aulas de história nos colégios preparatórios para o vestibular. Trazemos para cá, então, as palavras de Esperidião Amin: povo sem memória não conhece seus defeitos e nem eleva o seu valor.

Nesta última segunda-feira, 8 de julho de 2013, 30 anos após a enchente, o jornalista Moacir Pereira lançou o livro Amin, 30 anos depois, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Na mesma ocasião, em sessão especial na casa dos legisladores, cidadãos que participaram dessa história ouviam atentos e emocionados os depoimentos e homenagens enquanto folheavam o livro que registra e documenta as enchentes de 1983.



_Quem não era nascido em 1983, não tem nenhuma memória escrita do que aconteceu  e o que foi efetivamente essa tragédia em Santa Catarina. E por que o lançamento tem esse aspecto positivo? Porque eu gostaria que o povo catarinense estivesse solidário, não apenas nas tragédias, mas também para resolver os problemas que enfrentamos todos os dias, principalmente a população carente. Então esse espírito de solidariedade que eu nunca vi em Santa Cataria e no Brasil, eu acho que deveria também ser lembrado nos momentos que a gente sofre, nas filas de hospitais, escolas e etc, ressalta o autor


A obra organizada por Moacir Pereira é uma coletânea de textos, entrevistas e reportagens de 23 jornalistas na cobertura das enchentes. Na época, Esperidião Amin era governador do estado e a referência dele no livro é feita para evidenciar suas ações como governador na tragédia de 1983 e como elas foram essenciais para a rápida recuperação do Estado.


_O Esperidião Amin é uma espécie de vetor desse livro. Inúmeras atividades que ele executou como governador de Santa Catarina, especialmente no primeiro mandato, foram marcantes e permanecem até hoje. Projeto inéditos, na área da agricultura principalmente e sobretudo esse desempenho que ele teve no governo quando aconteceu essa grande tragédia, essa catástrofe
em Santa Catarina, especialmente na cidade de Blumenau, lembra Moacir.




A solenidade de registro aos 30 anos dessa tragédia se tornou muito maior e fugiu, com honras, dos discursos demagogos. O que se ouviu foram depoimentos emocionados de homens que viveram aqueles 32 dias de angústia e sofrimento.  As homenagens mostraram ao público presente personagens que, além de Esperidião Amin, foram de fundamental importância, como dona Alda Niemeyer. Na época, ela fazia a Rádio Comunitária de Blumenau e, naquele período, em que não se existia telefone móvel, televisão, água, luz e sequer comida as rádios comunitárias foram de extrema importância para facilitar a comunicação entre as pessoas. Assim como a ação da empresa de telecomunicações RBS. Moacir enfatiza a ação da emissora na cobertura da tragédia:


_Eu tive uma participação ativa na cobertura das enchentes, na TV Catarinense. E a RBS fez um trabalho único no Brasil, o melhor trabalho, trabalho de prestação de serviço público, jornalismo puro, ativo, eficaz e produtivo que se realizou na televisão foi realizado pela TV Catarinense, comandado a cadeia da solidariedade, em Santa Catarina, nas enchentes de 1983.

É preciso conhecer o passado, para fazer no presente e pensar no futuro. O livro Amin, 30 anos depois não traz apenas relatos. Ele recupera uma história, traz a memória de um evento que deverá ser lembrado por anos e anos. O que fica não é a tragédia e nem a tristeza. Permanece nos olhos, nas vozes e nos cabelos brancos dos que viveram essa época, no caso de Amin a notória careca, a solidariedade, o companheirismo e a determinação dos catarinenses.

Nenhum comentário: