sábado, 27 de abril de 2013

12 por 8


Rafaela Bernardino

Em comemoração ao dia nacional de combate à hipertensão arterial dicas fáceis de seguir podem ajudar na prevenção

Ontem foi o dia da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e como uma ação solidária a todos os interessados sobre a doença, hoje vamos fazer um levantamento de dicas que podem ajudar - e muito -, na prevenção da famigerada. Para começar: vocês sabiam que informações fornecidas pelo Ministério da Saúde garantem que quase 30% da população adulta brasileira tem hipertensão? Pois é, dados alarmantes que não devem ser levados a risca somente por pessoas com mais de 21 anos. As crianças e os idosos também precisam se cuidar. A doença ataca qualquer um que não se preservar bem.

Bom, o blá, blá, blá é grande sobre o alerta, mas e aí, como evitar? Segundo as dicas do cardiologista José Bonifácio Barbosa, em entrevista para a emissora Globo do Maranhão, a primeiríssima coisa que deve ser feita é: medir a pressão. Pode parecer lógico, mas o médico explica que a maioria das pessoas passa muitos anos sem medi-la e que só descobrem o problema depois do diagnóstico.

A segunda dica é combater o máximo possível a obesidade e o sedentarismo. Bonifácio ainda completa dizendo que o mínimo de exercícios físicos que um hipertenso deve fazer é 150 minutos de caminhada por semana. A hora da atividade não importa, o foco é fazê-la. A terceira dica fica por conta do uso restrito do sal. Nada de salgar todos os pratos do dia. O cardiologista garante a eficácia se colocado somente em um determinado prato. Ele ainda cita exemplo "Se você coloca sal na panela de feijão, por exemplo, não é pra você colocar em mais nenhum acompanhamento".

Dada as dicas principais, vamos às secundárias: o hipertenso jamais pode deixar de tomar o remédio, é como se fosse para controle de colesterol: é para sempre. Entre outras dicas, o médico diz ser imprescindível a consulta quando o paciente acredita que a dosagem do remédio está alta e que não precisa mais usá-lo. A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, muitos dos portadores nem mesmo imaginam que as possuem. Por este motivo, Bonifácio é enfático: "Eu brinco com meus pacientes que o remédio é até o mundo acabar. É que nem remédio que controla o nível de colesterol, é para sempre".

O cardiologista finaliza dando um alerta para dois tipos de pacientes: os com hipertensão mascarada e os com avental branco. A primeira denominação vem do fato da pressão arterial no consultório atuar normalmente, mas em casa aumentar. A segunda se refere ao efeito contrário: quando no consultório é muito elevada e em casa permanece na média de 12 por 8. Apesar das brincadeiras, José garante que todos, sem distinção, têm acesso ao remédio que pode controlar a doença (o Governo Federal disponibiliza e patrocina os medicamentos). E Bonifácio conclui "Não tem desculpa para não tomar, está acessível para todos. Tem que tomar!".

Nenhum comentário: