sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O sono no período estudantil

Um problema comum que observo nos estudantes, principalmente nos universitários, é a falta de uma boa noite de sono. Relatarei os problemas que a insônia pode ocasionar na vida dos jovens. 

Para uma pessoa se sentir disposta, normalmente, ela deve dormir por sete ou oito horas em média. Porém, muitas pessoas acabam reduzindo esse número por uma série de fatores. Os jovens, que necessitam de energia para estarem dispostos para dias de trabalhos e/ou estudos, também, por muitas vezes, acabam não descansando tempo suficiente para usufruir com plenitude de um dia atarefado. 

A insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas. A produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse provocado pelo desgaste diário ou por ansiedade e pressões podem ser consideradas causas da falta de sono. Os estudantes vivenciam muito essas situações-limites de prazo de entrega de trabalhos, pesquisas extensas e apresentações. Ao viver pressões estressantes e cansativas, eles podem se preocupar em excesso a ponto de perderem boas noites de sono em detrimento dessas questões. 

A falta de sono também pode ser causada por outros distúrbios sérios, como SAHOS (Síndrome da Apnéia Hipopnéia Obstrutiva do Sono), Síndrome das Pernas Inquietas e Parassonias. Outras condições como Depressão, Transtorno da Ansiedade, Fibromialgia, Dor Crônica, Distúrbios Metabólicos Hormonais (por exemplo, doenças da tireóide), algumas medicações e substâncias (estimulantes, benzodiazepínicos, bebidas alcóolicas) também podem contribuir para a falta de sono ou de vontade de dormir. Como visto, a insônia é uma questão séria que precisa de tratamento, principalmente jovens precisam se precaver e procurar ajuda, já que dias completos podem ser comprometidos e improdutivos por noites mal dormidas. 

A insônia também pode ser definida em três estágios: a inicial, na qual a pessoa tem falta de vontade de dormir e dificuldades para pegar no sono. A de manutenção, na qual a pessoa desperta por diversas vezes durante a noite, e a terminal, na qual a pessoa acorda antes da hora desejada. As três podem prejudicar consideravelmente o sono de uma pessoa, algumas vezes, sendo graves ao ponto de uma pessoa passar noites em claro ou dormindo bem menos das horas necessárias. 

Segundo Drauzio Varella, algumas medidas podem ser feitas para combater a insônia, que é um problema médico que deve ser combatido. Limitar o consumo de cafeína, praticar exercícios físicos (sem ser antes de dormir), procurar atividades relaxantes antes de dormir (como ouvir músicas, ler um livro), tomar um banho morno para relaxar os músculos tensos durante um dia incessante, tomar chás à base de ervas, conversar com médicos sobre as medicações utilizadas (algumas podem causar insônia), etc. Os estudantes precisam entender que o desenvolvimento deles pode ser comprometido por conta de noites de sono perdidas, ajuda e conscientização de que esse é um problema sério. Sempre tive colegas que se queixam de falta de sono como se fosse algo normal, mas é um problema que precisa ser observado mais atentamente. Jovens precisam revigorar as energias para produzir mais, aprender mais e aproveitar melhor os dias.

Felipe Kowalski

Nenhum comentário: