sábado, 25 de fevereiro de 2012

De onde surgiu a soja?



Se você não sabe, vai descobrir agora. O grão é originário da Manchúria, uma região localizada na China. Era plantada a pelo menos cinco mil anos atrás e começou a se espalhar por intermédio de viajantes ingleses, e também, por imigrantes japoneses e chineses.

A dita cuja só apareceu no Brasil no século XX. No entanto, o impulso de sua produção ocorreu em meados dos anos setenta. A razão? Quebra de safra da Rússia e a dificuldade dos Estados Unidos em suprir a demanda. Então surgiu o Brasil superando até a segunda produtora mundial da época, a China. Com suas singelas 8.500.000 toneladas de grãos vendidas, ficou atrás apenas do maior produtor mundial (EUA).

Mas para quem pensa que foi só isso, está enganado. A soja obteve uma forcinha da grande geada de 1975, no qual destruiu os cafezais do norte do Paraná. O resultado foi que os fazendeiros desistiram de cultivar o café e resolveram apostar no grão da soja. Outro fato relevante foi o fim do ciclo da extração de madeira da região oeste, também do Paraná. Mesmo sendo meio forçado essa reestruturação de cultura, as respostas foram bem positivas.

Como todos nós sabemos, a agricultura se mecanizou dos anos 70 para cá, junto com as técnicas de plantio que evoluíram. Além disso, ainda temos a Agroindústria, no qual fez um melhoramento dessas cidades que se disponibilizaram a cultivar a soja. Ou seja, prosperidade a vista!

Quando assunto é soja, o nosso país é um dos primeiros da lista. Afinal, com um clima que aguenta as características peculiares da soja e com a comercialização que já trabalha em níveis mundiais, além de sermos um país der razoável negociação, devíamos ser os originários do grão e não a China, não é mesmo?

O melhor plano para a nossa saúde
Este grãozinho é a maravilha do reino vegetal. É conhecida como um alimento funcional que traz benefícios incalculáveis ao organismo. Além de possuir um alto valor nutritivo, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e diabetes. A ingestão de proteínas de soja, por exemplo, (essas proteínas podem ser encontradas em vários formatos e são versáteis para a culinária), reduz a taxa do mau colesterol (LDL), já que as gorduras que existem no grão são as poliinsaturas e as monossaturadas, não causando a obstrução das artérias. Se você se cansou de carne, substitua pela proteína! O preço é em conta e ainda emagrece.
       
Na Embrapa-Soja você pode encontrar várias receitas saborosas e diferentes com grãos, proteínas, farinha e leites. No Brasil, a grande maioria da população utiliza como óleos, margarinas e queijos.


Só não vá fazer da sua vida um mar de grãos de soja, o seu corpo precisa de outros nutrientes! Agora é só aproveitar e soltar a criatividade.
Segue o link aqui

Rafaela Bernardino

Nenhum comentário: