sábado, 3 de dezembro de 2011

Você está fazendo isso certo?

Está aí um assunto que muitas pessoas presenciam, mas nunca comentam: como funciona a higiene de uma academia? Será que você não está sendo um pouco relaxado quando a questão é sua saúde e as dos demais?

Segundo o regulamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é permitido um limite para contaminações em academias. Sua orientação é para que os estabelecimentos de atividades esportivas tenham borrifadores com álcool perto dos aparelhos (para haver uma melhor limpeza do local). No entanto, a fiscalização não é tão rigorosa, abrindo margem para que muitos utilizem formas erradas ou até mesmo nenhuma maneira de prevenção contra as bactérias, vírus e micróbios.

Regina Amâncio Soares, 42, frequentou a academia por longos períodos e a experiência quando a questão é a higiene, torna-se bem coletiva:

A limpeza é algo muito crucial, principalmente em um ambiente fechado e com tantas pessoas transpirando. Já imaginou a quantidade de doenças que podemos pegar com isso? Não só a academia, como nós também, temos que manter a ordem de higiene. Se você não pegar um papel e passar álcool no aparelho em que usou, o próximo estará condenado. A educação e iniciativa tem que partir de nós também.

A ideia da limpeza dos equipamentos é séria. Uma pesquisa feita no Centro Integrado de Diagnóstico da Universidade Gama Filho (UGF) e coordenada pelos pesquisadores João Carlos Tórtora e Adriana Pereira afirma que dê 27 amostras recolhidas em colchonetes, selins de bicicleta e outros aparelhos, há a indicação de contaminação em 44,4% do observado. O pesquisador João Carlos ressalva, ainda, que em alguns selins foram encontrados mais de 1.600 micro-organismos por cm² (o que é considerado uma quantidade absurda, já que a proporção de 100 bactérias por cm² é vista como muito alta).


A preocupação aumenta mais quando as próprias academias não fornecem o necessário para a manutenção. (...) Procurei vários estabelecimentos e, na maioria, não eram agradáveis. Uma vez acabei contraindo uma micose nas costas após aulas de abdominais sobre colchonetes, conta Regina.
Confesso que pelas as regras da Anvisa, o lugar onde faço meus exercícios está dentro das normas. E o seu? Algumas dicas para evitar este tipo de problema são: Limpar sempre os aparelhos antes e depois de usá-lo (afinal ninguém quer o seu suor), de preferência com papéis toalhas ou qualquer coisa descartável. Toalhas acumulam bactérias, e acabam não resolvendo o problema, e sim, transferindo-o. Já que estamos falando das toalhas, lave as suas sempre. Afinal ela também andou em muitos equipamentos e também está contaminada. Agora mãos a obra e bom exercício!

Rafaela Bernardino

Nenhum comentário: