quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A insana gangorra do futebol catarinense

Tiago Menezes

O futebol é mesmo uma coisa maravilhosa. Do nada, os dois times da capital catarinense resolveram jogar e botar fogo nesse finalzinho de 2013. Figueirense e Avaí têm chances reais de catarem uma vaga para a série A de 2014 e podem fazer companhia a Chapecoense que já se garantiu na elite do Brasileirão. E o melhor de tudo: ambos abusam loucamente da lei da gangorra, pois provavelmente se um subir o outro fica. 

A lei da gangorra diz que se seu time estiver mal, automaticamente o rival cresce e ganha chances muito boas de terminar a temporada bem. Isso é um fato comprovado. Mas o que mais deixa essa situação sensacional, é que essa lei é absurdamente instável e pode se inverter nos momentos mais improváveis. Pergunte a um avaiano (pergunte mesmo, vai ser engraçado).

Há algumas semanas, o time passeava no campeonato. A torcida lotava a Ressacada, vibrava junto com o time, a direção fazia promoção de preço de ingresso... Uma beleza! O acesso à série A era quase dado como certo. Até que teve que jogar contra o Figueira. Seria um sacode, afinal, o Leão jogava em casa, estava muito bem no campeonato, além de que pegaria o rival desanimado, já meio que sem ter pelo que lutar em 2013.

Resultado: Uma surra histórica. Os quatro gols do Figueirense não só fizeram do Furacão um novo candidato ao acesso, como também desmoralizaram o Avaí dentro de casa. Agora a série A anda muito mais perto do Estreito do que da Ilha. Do clássico para cá, são três vitórias consecutivas do Figueirense, contrastando com três derrotas do Avaí.

A gangorra virou violentamente para o lado alvinegro da força.

Brotaram camisas do Figueirense na rua, a torcida se mobilizou pela causa e a corneta corre solta. Isso é lindo. Esse impulso nascido na Ressacada deu o gás que o time do Figueira precisava para crescer, como ainda não tinha feito em 2013. Já o Avaí, desanimou de um jeito que pode ter matado as chances de voltar a jogar na elite do futebol nacional.

Mas não se iluda. A gangorra pode atacar de novo a qualquer momento e papeis podem ser trocados em questão de um gol. Não podemos garantir a vaga para nenhum dos dois. Na verdade, não descarte a possibilidade de nem Avaí, nem Figueirense ficarem com a vaga para a primeira divisão. 

E falando em primeira divisão:

Dá-lhe Chapecoense Séria A 2014!!

Nenhum comentário: