quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Manual prático de como se deve fazer um time profissional

Tiago Menezes

Hoje vamos falar sobre o nascimento de um clube profissional, de qualquer modalidade de esporte. Digamos que esteja sendo formado o mais novo time de vôlei do estado (também vale para futsal, basquete, futebol feminino, etc..), vamos chamá-lo de "Santa Catarina".

Dado o nome, pense em um uniforme com significados a cada cor que vai na camisa (azul representado o mar, verde pelas florestas ou vermelho pela paixão, coisas assim). Pularemos toda aquela parte de inscrições em federação, contratos e acessos as divisões principais e vamos ao que interessa ao torcedor. Agora é arranjar patrocinadores para se manter em um bom nível e contratar.


Vamos lá.

O nome: Esqueça. É mais provável que se chame “Havan Moda Outono-Inverno Santa Catarina", do que o nome escolhido no começo. O “Santa Catarina" seria apenas um enfeite bonito para agradar os narradores que não podem falar o nome da empresa na TV ou no rádio. Além disso, é totalmente mutável. A empresa patrocinadora pode um dia, decidir que o time já não é uma vitrine interessante e, simplesmente, abandonar a barca e te deixar sem nome (e sem dinheiro).

O uniforme: Aquela camisa bonita e bem desenhada que você imaginou no começo, vai ficar parecendo um macacão de Fórmula 1 ou um abadá. Vai de nome de farmácia na barriga, até anuncio de camisinha no ombro. A logo do supermercado é vermelha e não combina com a camisa azul? Sinto muito. O nome do patrocinador é mais importante.

Os atletas: O Brasil é um formador exemplar de profissionais em vários esportes coletivos. Somos lendas quando se fala em vôlei, futsal e futebol de areia, por exemplo. O problema é que a maioria dos atletas não tem onde treinar, a não ser que atuem por um clube muito grande e de bastante tradição, o que ainda assim não garante emprego certo por muito tempo. O jogador deve estar sempre com um pé atrás. Ou seja, mais uma vez depende do patrocinador, que tem o poder para investir e trazer nomes fortes.

Parece simples, mas não é. Para ter um bom time é preciso ter um patrocinador forte, assim existe a possibilidade de contratar bons atletas. Sem atletas habilidosos, a chance de ganhar títulos e visibilidade é minúscula. Sem visibilidade, dificilmente apareça alguém para patrocinar e contratar bons atletas... e assim vai.

Mas não existe uma federação que apoie isso? Não rola um investimento do governo ou algo do tipo? Até rola, mas perto dos times grandes com patrocinadores fortes, é quase que simbólico. Se não for rico, não vai ser campeão, simples. Como ficar rico, então? Sendo campeão, oras! Para que alguém patrocine! (e voltamos ao começo...)

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