quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A Seleção dos outros e a Copa

Tiago Menezes

Bora cornetar! 
A Seleção Brasileira é a maior do mundo. Além dos cinco títulos mundias, já conquistou uma penca de outros troféus que fariam qualquer torcedor se orgulhar de vestir a amarelinha. Pessoas de outros países sonham em ver suas seleções com, ao menos, metade do sucesso que nós temos, por isso nos assistem e acompanham. Aparentemente, é pra isso mesmo que ela serve: entreter os outros. 

Os brasileiros até torcem pela seleção, mas não tão fervorosamente quanto um argentino ou inglês, por exemplo. Não possuem torcidas organizadas, não fazem cantos, só torcem. Na verdade, a imagem que passa é que o povo brasileiro tem mesmo é uma boa vontade pela camisa, um "querer torcer" ao invés de realmente torcer. Claro que existem exceções, mas a maioria do povo e só corneta mesmo. 

A pergunta que fica é: por que? Talvez o motivo seja as partidas jogadas, em sua maioria, na Europa, às vezes em horários que quase ninguém aqui no Brasil pode ver. Ou quem sabe o motivo seja os jogos contra times absurdamente inferiores, claramente só para agradar patrocinadores ou alguma "força maior" envolvida. Não sei, talvez a culpa seja da torcida, talvez não sejamos dignos de prestigiar esse time tão grande. A verdade é que torcer para o Brasil é coisa de europeu e de rico. 

Os ingressos ridiculamente caros afastam cada vez mais o povo do futebol e já virou meio quase uma tradição o Brasil jogar amistosos em Londres, na Inglaterra, longe dos brasileiros. Convocar os jogadores do meu time, para jogar contra a Zâmbia (nada contra a Zâmbia), na casa dos outros? Não, obrigado! É preferível que o Brasil jogue mal do que perder seus melhores jogadores em uma partida inútil, às 8h da manhã em uma terça-feira.   

O triste é pensar que a copa do mundo de 2014 deve seguir o mesmo rumo. Apesar dos protestos, dos escândalos por desvio de dinheiro e todos os outros fatores que fizeram o povo questionar esse evento, ainda existe um valor muito grande que ele poderia trazer ao Brasil. Para quem gosta de futebol, é uma chance única de ver o melhor do esporte, as maiores camisa e tudo mais. 

Mas, sinceramente, a copa do Brasil estará tão distante do povo quanto um torneio disputado na Europa ou na Asia. Assim como a Seleção, a copa vai ser futebol para gringo ver. Nem eu, nem você e possivelmente nenhum conhecido seu vai ter a oportunidade de acompanhar algum jogo da Seleção nacional, jogando em seu território de origem. Não que isso seja um problema, afinal os europeus e norte-americanos que tiveram mais chances de ver o Brasil, estarão aqui, em nossos estádios. 

Talvez seja uma tática genial da nossa querida CBF, de fazer com que os jogadores já venham acostumados com a torcida que iram encontrar. Ou talvez eles simplesmente não se importem. Mas como dizem por aí, quem muito se ausenta, uma hora deixa de fazer falta. E se além dos protestos prometidos, os torcedores também se revoltassem? Seria bom se percebessem que toda essa audiência dada para um time tão distante, é na verdade uma coisa inútil.  

Não quero cornetar, longe de mim. Eu acredito na Seleção, até camisa eu tenho! Mas essa distância toda pode criar uma barreira entre a torcida e o time. Quanto mais eu "vejo" o Brasil jogar para os outros, mais a Seleção do Uruguai fica interessante. 


Foto: Luca Bruno/AFP



Nenhum comentário: