quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Sua voz fala bem de você?

Antunes Severo




Como é que você anda se relacionando com sua voz?

Ou você nem havia pensado nisso? Pois então ligue-se. O terapeuta norte-americano Morton Cooper, que lida com issoalguns anos, publicou o livro Mude Sua Voz, Mude Sua Vida

Desse trabalho selecionei uma série de dicas que lhe permitirão melhor administrar a performance de sua fala e da sua voz.

A voz projeta uma imagem da personalidade da gente e essa imagem pode abrir ou fechar portas. Mais ainda: essa imagem é muito diferente daquela que a gente mesmo faz quando se ouve, porque a voz que os outros ouvem é completamente diversa daquela que nós ouvimos de nós mesmos.

Você tem tiques nervosos – pigarro, repetição de palavras, gaguejos? Você fala muito baixo, muito alto ou parece que está morrendo afogado ao final de uma frase? Você procura “fazer” alguma voz – grossa, fina, macia, áspera, para ocultar a sua verdadeira maneira de ser? 

Você está querendo impressionar com a voz sem sentir aquilo que está dizendo?

Pare. Pense.

Agora acompanhe algumas recomendações do Dr. Cooper – que não tem nada a ver com aquele das caminhadas.
  • Você é uma pessoa tímida ou reservada? Pois evite os extremos de uma voz alta ou baixa e submissa. Fique à vontade. Mantenha a voz em volume moderado. Isso fará bem para sua autoconfiança e os outros terão prazer em lhe ouvir.
  • Quem tem o controle da situação não precisa colocar os tanques na rua. Fale com simplicidade. Nada de voz retumbante ou estridente. A liderança é mais evidente quando o tom de voz é mais calmo e controlado.
Exercite estes princípios. Mesmo que sua voz soe diferente, lembre-se que ela é a expressão de sua personalidade. Mantenha o equilíbrio. Grave sua voz, ouça-a. Converse com ela. Ela é o seu cartão de acesso ao mundo.

Exercite-se.

Assim como a respiração, a voz é uma atividade que já virou reflexo condicionado há muito tempo. Então é difícil a gente saber quando a modulação está adequada ou não. Para ter uma ideia do que seria a tonalidade ideal, experimente estes exercícios:
  • Mantenha os lábios fechados.
  • Diga “umm-humm”, fazendo com que a voz se eleve na segunda sílaba.
  • Evite falsear a voz, faça isso de modo autêntico.
  • Sinta que o som produz uma leve vibração ao redor dos lábios e do nariz.
  • O tom deve ser de tal ordem que a vibração se manifeste em torno de toda a face.
 Aqueça-se

O melhor momento para você treinar a sua voz é pela manhã, logo ao levantar. Seu corpo – e, portanto, sua voz – está relaxado, as idéias estão claras e o espírito está mais aliviado.

Mister Cooper, sugere:
  • Pratique os “umm-humm” até sentir-se seguro de que a inflexão é a mais adequada. Isto é, que você se sente à vontade;
  • Conte até 20, assim: “umm-humm”, um, “umm-humm”, dois ... Termine com uma modulação ascendente, vigorosa, desinibida;
  • Leia em voz alta e com pronúncia acentuada as placas de rua, as notícias do seu jornal. Sinta que a vibração está ocorrendo na região dos lábios e do nariz;
  • Por mais cruel que lhe possa parecer, grave sua voz sempre que possível. Aproveite todas as oportunidades: quando estiver falando ao telefone, numa reunião, conversando com os filhos, dando aula, xingando o juiz no jogo do seu time, enfim, converse com o gravador... Faça isso na esportiva, com humor. Os resultados são surpreendentes;
  • Acompanhe estes exercícios observando alguns cuidados com a respiração. Inspirar e expirar são tarefas fundamentais e que exigem consideração própria;
  • Respire com a barriga, envolvendo o diafragma, de maneira relaxada.
  • Observe que os ombros estejam caídos naturalmente e que o peito não esteja inflado.
Ligue-se.

Por óbvio que lhe possa parecer, deve-se usar um tom de voz para cada situação.

Ninguém fala num velório como se estivesse numa festa de aniversário. A voz deve expressar o seu ânimo em relação a situação que está sendo vivida. Também é incorreto “esconder” ou “projetar” inadequadamente a voz. Ao falar confidencialmente não recue a voz para a garganta. Procure apenas baixar o volume. Ao falar em público, mantenha a vibração em torno dos lábios e do nariz.

E, finalmente, considere que o tom de voz que você está usando influencia muito mais do que aquilo que você está dizendo, por mais importante que você ache aquilo sobre o que você está falando.

Nenhum comentário: