sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Cadê as ideias, ixtepô?

Rafaela Bernardino

Inscrições para o TEDx Floripa 2013, evento que traz ideias inovadoras, estão abertas até o final de semana


Evento mundialmente conhecido com mais de 1700 edições, o TED, abreviação de tecnologia entretenimento e design, desenvolvido na Califórnia, nos Estados Unidos, é inspiração para o TEDx Floripa 2013. As inscrições estão abertas para sua terceira edição na cidade com o tema (Des)conecte-se  e a pergunta: “nós definimos nossas conexões ou nossas conexões nos definem?”. O TEDx Floripa 2013 começa no dia 28 com palestras que buscam reflexões sobre o mundo online e offline.


O coordenador do evento, desde sua criação em Florianópolis, há 2 anos, Bruno Cheuíche, explica que as conferências do TED nos Estados Unidos, com seus estilos dinâmicos e ideias inovadoras interessaram o público a ponto de pedirem eventos semelhantes a ele. 

"O TED desde 2009, devido ao grande apelo da população, muita gente gostando das conferências, das ideias que eles espalham, das boas ideias inovadoras, o pessoal pediu para fazer conferências tipo as do TED. E o TED começou a conceder as licenças TEDx ou TED “ex”, onde o x quer dizer evento tipo o TED, organizado de forma independente", Explica.

O TEDx Floripa vai ter 18 minutos para cada palestra. O evento vai trazer alguns dos temas: maternidade e inclusão, empreendedorismo em rede e a nova imagem da terceira idade. O estilo objetivo das palestras, segundo o coordenador, além de não ser cansativo, usa o tempo suficiente para expor todas as ideias.

"É um formato pré-estabelecido pelo TED. Ele pega assuntos bem complexos, pesquisas. São ideias inovadoras, só que eles procuram concentrar em 18 minutos para extrair o principal da mensagem, de forma que qualquer leigo no assunto consegue entender. Isso ajuda muito também, porque 18 minutos é tempo suficiente para apresentar uma ideia com bastante sustentabilidade e ao mesmo tempo não é cansativo", Comenta o coordenador.

Por exigências do convênio com o TED, o TEDx Floripa só poderá ter 300 inscritos para participar do evento. O coordenador esclarece que na hora da inscrição pelo site, o interessado precisa responder um questionário. Depois, os organizadores vão decidir quais conseguirão a vaga de acordo com as respostas.

"A gente faz o processo de curadoria, já que a gente não pode ter todo mundo dentro do evento. A gente tem algumas perguntas para poder conhecer um pouco mais o nosso público e poder trazer um público que venha a agregar junto aos palestrantes do evento. A gente procura pessoas que possam somar em um consenso de um mundo melhor, digamos assim". 

Bruno também comenta a boa recepção dos manezinhos nas outras edições. 

"O pessoal gosta bastante. A marca TED é uma marca muito forte, né. É um evento com seriedade que procura trazer um bem para a sociedade como um todo. A gente teve um crescimento muito grande nas redes sociais, as pessoas nos acompanhando. O pessoal que esteve no evento em 2011 saiu imediatamente perguntando quando seria o próximo. A gente agora trabalhou forte para em 2013 botar um evento bacana no ar. A ideia é continuar fazendo mais eventos em Floripa e possivelmente crescendo".

As boas ideias que vão ser apresentadas no evento podem sim ser utilizadas pelo público. Bruno ainda finaliza:
     
"O que dá para dizer no pós-evento de TEDx é que as pessoas geralmente saem transformadas. Tem muita história de pessoas que deram uma guinada na vida profissional, por exemplo, porque viram que podem fazer melhor ou podem fazer alguma coisa que tenham mais interesse. Que é mais prazeroso para ela e que possa viver melhor".
       
As inscrições estão abertas até domingo. O evento será no Hotel SESC Cacupé, totalmente gratuito. Os interessados que não conseguirem a vaga para assistir o evento, vão poder acompanhar por transmissão ao vivo através do site:  http://www.tedxfloripa.com.br

Escute a matéria:


Nenhum comentário: