quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A necessidade é a mãe...

Antunes Severo



Quem nunca se viu “apertado”, surpreendido por uma circunstância desastrosa ou simplesmente grotesca? Numa daquelas situações inesperadas, ridículas ou simplesmente embaraçosas.

Pois, confesso, que quase cheguei a um beco sem saída, quando na quinta-feira, me dei conta de que a matéria de estreia no Estopim, nem se quer havia sido iniciada.

Aliás, a coisa ficou ainda mais embrulhada – quando, em vez de luzes para iluminar o túnel – só despencavam sobre a minha cabeça perguntas, perguntas, perguntas.

Piorou ainda mais quando eu tive a louca ideia de ler alguma coisa dos demais colaboradores. Foi fulminante.

Quando abri o blog e dei com o artigo da profressora Raquel Wandelli, respirei aliviado: conheço o texto maravilhoso da Raquel desde a década de 1980 quando ela foi pesquisadora e uma das autoras do livro sobre os 25 anos da agência Propague.

Ela me entrevistou e escreveu um artigo sobre a minha trajetória profissional na área da propaganda e o fez com tal engenho e arte que é uma das coisas mais preciosas que eu guardo até hoje.

Parei um instante saboreando a alegria de reencontrá-la neste projeto do Estopim. Quase me debulhei em lágrimas quando, de memória, revivi a emoção sentida ao ver publicado no livro o texto intitulado “O sonhador de Itapevi”.

Sem notar, repeti como se estive lendo pela primeira vez:

“Em Itapevi, terceiro distrito de Rosário do Sul, interior do Rio Grande do Sul, um menino de olhos azuis fita a estrada que conduz à cidade. No horizonte além das dez casas que compõem o distrito, vê o sonho de ser locutor de rádio. Ouvia dizer que na sede, as famílias ricas tinham uma caixa, que falava e tocava tangos. E isso o fascinava desde a infância”.

“Como todo o município que se preza, a cidade de Rosário tinha uma igreja, uma praça e um serviço de alto-falantes. O garotinho que sonhava ser locutor era Eurides Antunes Severo”.

Com esse exemplo involuntário, mas real, cresce minha admiração pela professora Raquel Wandelli que, assim, me safa dessa saia justa E que ao mesmo tempo me faz lembrar que os maiores exemplos vêm geralmente das coisas mais simples e singelas que marcaram nosso passado e servem de alimento para o presente e nos dão o indicativo de que o futuro está mesmo em nossas mãos. 

Nenhum comentário: