sábado, 17 de agosto de 2013

Na batalha

Mova-se, Movimento por Voz Ativa dos Servidores da Udesc, faz reinvindicações por reajuste salarial e melhorias no plano de carreira

Rafaela Bernardino

A Universidade do Estado de Santa Catarina foi palco de uma mobilização do Mova-se, Movimento por Voz Ativa dos Servidores da Udesc nesta última quinta-feira, 15 de agosto. Entre as reivindicações estavam o reajuste salarial de 5,84%, o aumento de R$390 para R$714,95 no Vale Alimentação, além de melhorias no plano de carreira dos técnicos de desenvolvimento da universidade. 

A paralisação ocorreu no hall da reitoria com o apoio de centros da instituição como o Ceart, Centro de Artes, e a Faed, Centro de Ciência Humanas e da Educação. Segundo Danilo Ledra, um dos representantes do Mova-se, as reformas já foram aprovadas pelo Conselho da Universidade, Consuni, mas estão há 6 meses para serem implementadas. Na terça-feira o projeto para reajuste do VRV (valor referencial de vencimento) segue para tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A expectativa do reitor da universidade, Antônio Heronaldo de Souza, é que até o final do mês o projeto seja aprovado e enviado ao plenário.

Outra questão abordada por Danilo é o direito a autonomia da instituição. A dificuldade, apesar de o projeto ter sido aprovado pelos conselhos da Udesc, é na “burocracia” – ou diríamos chatocracia -, do governo, na demora em estudar a proposta. Danilo defende que a universidade já fez esse papel, tendo o governo o dever de “acatar” o pedido:

Esse projeto foi avaliado pela universidade, comprovando que havia condições para ser implementado e enviado para o governo desde abril.(...) Para nós isso é um desrespeito a autonomia da universidade. Se a universidade apresentou os números, apresentou que tem condições de implementar, por que o governo tem que fazer todo um estudo de novo? Por que não envia direto à Assembleia Legislativa?

Além de Danilo, o movimento, criado em março de 2012, recebe o apoio dos representantes: Fernando Meira, Alan Schroeder, Heloíse Guesser, Roberto Prado, Fernando Conceição e Patrícia Monteiro. No dia 22, o grupo vai transformar o movimento em um sindicato, o primeiro dos técnicos universitários da Udesc. O reitor, em entrevista, reconheceu a importância da iniciativa em lutar pela causa, mas afirmou ser uma das prioridades de sua gestão a melhoria no plano de carreira dos técnicos. Danilo acredita na postura da reitoria e diz o movimento receber boas respostas:

A reitoria está se importando mais com isso. Tanto é que o reitor esteve na Assembleia para tentar agilizar a questão do reajuste. Fomos recebidos pela reitoria, além de termos uma reunião extraordinária do Consuni pra aprovar o mais rápido possível as prioridades do plano de carreira.(..) Nós consideramos o nosso movimento bastante vitorioso, não só pela resposta da reitoria, mas também pela consolidação do sindicato.

O próximo passo do movimento será nesta terça-feira com a presença dos servidores da instituição na Alesc para tentar, em uma semana, a aprovação do projeto por todas as comissões. 

Nenhum comentário: