sexta-feira, 26 de julho de 2013

Segurança pública de trânsito é contemplada em livro

O jornalista J. Pedro Corrêa lança na Unisul sua nova obra “Cultura de Segurança no Trânsito – Casos brasileiros”

Bianca Queda

Com um olhar profundo, cabelos brancos e precisão na fala, J.Pedro Corrêa embalou o restrito público na fria noite de quarta-feira 26 de julho, no auditório da Unisul, unidade Dib Mussi . Na ocasião, J.Pedro mergulhou o auditório ali presente dentro do universo notável de seu novo livro “ Cultura de Segurança no Trânsito – Casos brasileiros” . Amante da comunicação e apaixonado pelas relações públicas, o jornalista é um especialista, desde que abraçou a causa do trânsito em 1987, em comunicação sobre segurança no trânsito.

O autor trabalhou por quatro anos na Rádio Suíça, ministrou mais de 300 palestras sobre o tema, além de ser um dos idealizadores do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, elementos que deram a ele credibilidade para compor a obra. O escrito conta com 247 páginas, dividas em 7 capítulos. O material publicado possui uma longa pesquisa, que reúne projetos de leis, entrevistas com pessoas da área, reportagens das grandes mídias e gráficos estatísticos relacionado ao tema.


Os subcapítulos são breves e objetivos. "Trânsito, teatro e circo"  revela os problemas de trânsito da capital do Plano Médio do Rio Grande do Sul, Passo Fundo. "Político, trânsito da voto!" critica a falta de apoio da classe política na área de segurança no trânsito. E " Vida Urgente- ONG do trânsito brasileiro" ressalta as dezenas de ações que a ONG ,Vida Urgente, realizou ao longo dos anos e menciona a frase do ex-ministro da Justiça, Paulo Bossard, " o governo pode muito, mas não pode tudo.", destacando a importância dessas Organizações não governamentais.





O lançamento da obra foi organizado pela Unisul Virtual e precedido por um debate sobre o tema. O coordenador do curso de Segurança no Trânsito à distância da própria instuição, professor Truppel, foi quem mediou o debate. Participaram da mesa  junto com o autor, a jornalista Estela Benetti, do Diário Catarinense e o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Silvinei Vasques. O convite feito ao Grupo RBS decorreu em virtude ao seu empenho na campanha pela duplicação da BR-101. O debate foi exibido via internet para toda a comunidade da Unisul e gravado, estando à disposição daqueles que não tiveram oportunidade de participar ao vivo.

O exemplar não pode ser vendido, apenas adquirido gratuitamente pelo site Volvo.

Foto: Polícia Rodoviária Federal

Nenhum comentário: