terça-feira, 16 de julho de 2013

O Pão nosso de cada dia

Fernando Schweitzer

O pão nosso de cada dia que nos cotai em dólar, santificado seja o nosso câmbio, bendita sois vós oh nossa safra... Lá, lá, lá... Blá, blá... O bom de não termos incorporado a cultura italiana de se comer com pão à mesa em todas as refeições é que o pãozinho de trigo, ou pão francês subiu mais de 4 vezes percentualmente que a inflação do ano.

Mesmo considerando que este ano a safra brasileira do grão deve chegar a 5,7 milhões de toneladas, contra 4,2 milhões de 2012. Ainda assim, o câmbio deve pressionar os preços, já que o trigo é cotado em dólar, e o Brasil é exportador. Isso acontece porque nem todo o trigo tem qualidade para ser usado na produção de pão. Boa parte é destinada à fabricação de massas e biscoitos e, como não há demanda suficiente, parte é direcionada ao mercado externo.

Estou confuso... Humanizaram o super-homem, compramos trigo cotado em dólar e em algumas cidades as passagens baixaram de preço. Mas em Floripa, com o segundo maior custo de vida do país, ainda não se fala e reduções de valores no transporte público.

Esse é o momento de nos perguntarmos: Será que meu cachorro, o quente, claro, também vai aumentar? Depende. A resposta é sim se ele for um hot-dog, pois o dólar subiu. Não se ele for um cachorro-frio, pois o gás também subiu, mesmo o Brasil sendo autossuficiente em petróleo. Pra quem não gosta de matemática está ficando complicada a coisa.

A cultura nacional, sempre e historicamente, desvalorizada receberá em alguns meses uma ajudinha com o vale-cultura. Que ninguém sabe ao certo como funcionará. Mas cadê o vale-pãozinho? Pois se a política era tradicionalmente pão e circo? Será que só um dos itens nos bastará?

Tudo está muito louco. Exporta-se petróleo e se importa gasolina. Exporta-se trigo de má qualidade e se importa outro dito melhor, mas cotado em dólar. Será criado um vale para consumir cultura de 50 mangos, mas um show hoje mesmo com patrocínio de órgãos públicos ultrapassa esse valor.

Tenho sono, mas tenho TOC e tenho medo de dormir... Confuso! Quero casar, mas casamento está fora de moda e não tenho com quem, ainda caso tivesse teria de fazê-lo em outro país. Confuso! Um não fumante é atingido por um cinzeiro. Confuso! Salário de parlamentares ultrapassa o valor de países de primeiro mundo. Confuso! Quero um cachorro, mas sou muito irresponsável para cuidar de um...

Esperemos o papa para ver se ele vai reclamar do preço da Hóstia e que na Comissão da Verdade do Congresso tenhamos os agentes e ex-agentes que praticaram torturas durante o estado de exceção criado pelo governo militar. O momento é retrô, nas ideias e nos ícones. E que não nos deixeis ficar sem o pão e livrai-nos do mal, da utilização de aviões da FAB por políticos do mal, amém.


Nenhum comentário: