sexta-feira, 19 de julho de 2013

Governo cria site para ampliar a interação com os jovens

Com o nome “Participatório”, a plataforma virtual traz debates como reforma política e educação

Rafaela Bernardino

O Governo Federal resolveu criar um espaço para que os jovens possam discutir abertamente todas as questões de seu interesse no âmbito nacional. Com o título "Participatório", o site é uma ação conjunta do governo com a Secretaria Nacional de Juventude.

A ideia inicial tem como inspiração as redes sociais. A plataforma, que ainda está em fase de testes, fornece discussões das mais diversas áreas. Segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, em entrevista para a Rádio Nacional, a iniciativa do governo é totalmente democrática. A existência de moderação nos comentários dentro da plataforma, segundo Carvalho, é apenas para evitar abusos verbais.

"Como qualquer portal há moderação. Há o cuidado em não se permitir o abuso, as ofensas. Mas é absolutamente democrático e livre esta participação. E o governo quando cria essa ferramenta, é porque ele tem essa convicção de que ouvindo se erra menos." Garante o ministro.

Também para aproximar os jovens, o site é dinâmico e conta com agenda de eventos com nomes que lembram às redes sociais, como é o caso do “Twittaço”. Entre os assuntos mais discutidos estão educação e reforma política. A plataforma entre o governo e os jovens ainda está em período de testes, na versão beta. Se tudo correr bem, o site será oficializado.

Segundo o ministro, a nova ferramenta de debates não foi planejada por causa das manifestações que ocorreram no país nos últimos 2 meses. Ela estava em andamento há cerca de dois anos. Os jovens podem opinar da melhor maneira em que julgarem correto, dentro, é claro, dos padrões mínimos de educação e bom senso. Basta se cadastrar e soltar o verbo.

A iniciativa parece muito agradável e oportuna. Se para o bem ou para o mal, não sabemos. Só temos ciência que é mais um espaço para divulgações de ideias e discussões. E desta vez com o olhão do governo federal.


Nenhum comentário: