sexta-feira, 19 de julho de 2013

Coluna da Zona em estilo papal

O Estopim mandou um de seus repórteres para acompanhar a movimentação do Rio de Janeiro neste período que antecede a visita do Papa Francisco e a chegada de pelo menos 1 milhão e meio de peregrinos Católicos de todo o mundo para a Jornada Mundial da Juventude. Seguem-se as impressões do titular da Coluna da Zona

Leonardo Contin

Quem acompanha nos grandes veículos de comunicação as notícias sobre as últimas manifestações no Rio de Janeiro pode acreditar que a cidade está em clima de guerra. Não é o caso! 

No protesto da última quarta-feira, 17 de julho, por exemplo, na frente do edifício do governador Sérgio Cabral, no Leblon, a movimentação ficou concentrada nos arredores de sua residência. Quem passava pelas Avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira (a beira-mar de Ipanema e do Leblon, respectivamente) no início da noite, percebia apenas uma concentração de pessoas com faixas e cartazes, mas sem muito barulho ou violência. 

O protesto pacífico se transformou na guerra mostrada pelas emissoras de TV após às 22h, momento em que pouco mais de uma centena de manifestantes continuava na frente do edifício do governador. Nesse horário, o clima era da mais absoluta paz em praias vizinhas, como Copacabana ou no Arpoador. No confronto com a polícia, alguns manifestantes se dispersaram e seguiram para a região do Jardim Botânico, onde o prédio da Rede Globo foi atingido com pedras e pedaços de paus.

Estado de papa

Nos pontos turísticos mais movimentados do Rio, como na região do Corcovado e do Pão de Açúcar, já há, desde o início desta semana, um grande contingente de militares do Exército cuidando do monitoramento destas áreas. O clima, ao menos nos pontos turísticos mais badalados da cidade, é da mais absoluta segurança.


Gentileza carioca?!

A falta de mapas e de explicações adequadas nos pontos de ônibus sobre o percurso de cada linha do transporte coletivo é amenizada com a gentileza do carioca em indicar os caminhos aos turistas e peregrinos. No metrô e nos ônibus não é raro encontrar turistas sendo atendidos por nativos e por voluntários da Jornada Mundial da Juventude – alguns, inclusive, se dispondo a acompanhar os visitantes até o seu local de destino. A dificuldade da língua também não é empecilho: provavelmente o Rio de Janeiro é a cidade do Brasil com maior número de habitantes que falam Inglês ou Espanhol. A mímica também é usada quando a dificuldade no entendimento atrapalha a comunicação.


Estimativas papais

Dos mais de um milhão de jovens previstos para chegarem ao Rio de Janeiro nesta e na próxima semana, estima-se que pelo menos 60% deles sejam brasileiros. Argentinos são o segundo grupo mais esperado. Mas a grande quantidade de jovens europeus e norte-americanos na cidade já surpreende. A Jornada Mundial da Juventude acontece de 23 a 28 de julho.

Nenhum comentário: