sábado, 1 de junho de 2013

Sonora Brasil faz lançamento em Florianópolis

Rafaela Bernardino


Projeto nacional teve estreia nesta quarta-feira e contou com apresentações dos grupos musicais Octeto Polyphonia Khoros e Alabê Ôni


Florianópolis sediou na última quarta-feira, no Teatro Ademir Rosa (TAR-CIC), o lançamento nacional do projeto Sonora Brasil. Com os temas: “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” e “Tambores e Batuques”, o evento traz dois anos da mistura da cultura quilombola com os toques arrojados de Edino Krieger. 

Para quem não conhece, Edino é um compositor, crítico e produtor catarinense, nascido em Brusque há 85 anos. Hoje é considerado o criador do evento mais importante da música brasileira contemporânea, as conhecidas bienais de música (este ano ela já está na sua 20ª edição). Para homenagear este grande compositor, o Sonora Brasil traz um ano inteiro com performances pelos estados do sul e sudeste do país.


O evento vai ser dividido em dois temas e em cada um deles, haverá quatro grupos musicais envolvidos. O tema de Edino Krieger começa pelo sul e sudeste do país, enquanto o “Tambores e Batuques” passará pelo centro-oeste, norte e nordeste. Gilberto Figueiredo, coordenador nacional disse que os dois temas não têm uma correlação e que a proposta pretende se espalhar isoladamente pelo país. Resumindo, a plateia que assistirá às peças em 2013 não terá a mesma apresentação em 2014, já que os temas vão se inverter. 

Sobre a escolha justamente da ilha da magia para lançar o projeto, Gilberto contou a decisão ser relacionada com a presença de um artista catarinense, além de o estado ser um dos que fazem o maior número de consertos do país.

“Nós fomos muito felizes na escolha, porque todos que estão aqui estão sendo muito bem recebidos. A gente já percebeu que o evento está alcançando um sucesso muito grande, a difusão está muito bacana.” Entrevista concebida à Rádio Udesc/Florianópolis.

Com apresentações do grupo catarinense Octeto Polyphonia e do gaúcho Alabê Ôni, o evento começou muito bem. As apresentações, em primeira mão para a capital - que traz em cada um os temas do biênio 2013/2014 -, passará por mais 24 cidades de Santa Catarina, como Lages, Chapecó, Joinville e Laguna.

Nenhum comentário: