quarta-feira, 5 de junho de 2013

O início do vendaval

Thaís Teixeira

Vou recuperar aqui o editorial escrito no começo do semestre sobre o curso de comunicação social da Unisul. Ele falava dos bons ventos que sopravam na universidade no início desse ano, da percepção dos alunos sobre mudanças em relação ao quadro de professores e ao currículo e a expectativa para que um vendaval de novidades e iniciativas invadissem os corredores do campus Pedra Branca. Pois bem, vi o início desse vendaval no congresso de comunicação Intercom Sul 2013, que aconteceu nos dias 30, 31 de maio e 01 de junho, na Unisc, em Santa Cruz do Sul – RS.

Saímos em um ônibus cedido pela universidade, na madrugada do dia 29 de maio. Contávamos com um grupo de, mais ou menos, 25 pessoas, contando com a coordenadora do curso e outros quatro professores. A viagem longa e cansativa, que durou mais de 12h, foi silenciosa. Não parecíamos, nem de longe, estudantes universitários indo participar de um congresso, pela primeira vez – vale lembrar. Conversas polarizadas, grupos formados. Interação mínima, assim como se vê nos corredores da Unisul. Ali, naquele momento, tive a impressão que os novos comunicadores – publicitários e jornalistas – têm medo de se misturar. Vê se faz sentido?


Chegamos à Unisc e eu me encantei com o que vi. Inúmeros estudantes dos três estados da região sul interagindo em um mesmo espaço, sentados nos gramados, tocando violão, tomando chimarrão, conversando, rindo, lendo. Pensei, finalmente, ter visto como é a universidade após dois anos dentro de uma. Fui pegar as credenciais, a bolsa com as informações do congresso, as pulseirinhas para o acampamento, enquanto outros alunos começavam a montar o stand para a ação que a Unisul iria fazer ali. Em 2014, a unidade Pedra Branca irá sediar o mesmo evento e aquele era o momento de iniciar a divulgação.

E que divulgação! Nosso stand era o mais lotado da área de convivência, deixando o da RBS com meia dúzia de gatos pingados. A campanha criada por Bruno Lima e Bruno Mendes, alunos do curso de Publicidade e Propaganda, teve como tema Mensagens do Futuro e uma cápsula do tempo onde os congressistas depositaram mensagens sobre o futuro da comunicação no período de um ano. A cápsula será aberta na Unisul, em 2014, durante o próximo Intercom. Além do sucesso na área de convivência da Unisc, a cápsula do tempo se tornou praticamente o mascote do congresso, e foi lembrada tanto nas redes sociais, quanto na festa de encerramento.

Se faltou interação dentro do ônibus, ela foi resolvida com a ação da cápsula do tempo. Poucas vezes vi na Unisul um grupo de alunos e professores trabalharem juntos em prol de um mesmo objetivo. Poucas vezes, também, vi esse coletivo reunido em uma mesa para discutir ações para o curso de comunicação. Talvez o vendaval mencionado lá em março tenha começado a dar seus sopros durante esses dias de congresso. Se pelo menos 50% das ideas mencionadas para o Intercom 2014 forem postas em prática, o curso de comunicação da Unisul irá por a Semana de Jornalismo da UFSC no chinelo.

Nesses três dias, descobrimos que nossos professores pensam e querem tantas mudanças quanto nós, alunos. Descobrimos que se há um objetivo coletivo e se todos ajudarem a pensar e a fazer, as coisas funcionam e não doem. Talvez nosso sonho de construir uma verdadeira universidade na Unisul tenha começado a se tornar realidade. A volta para casa tinha outros ares. O silêncio foi trocado por risadas, brincadeiras, ideias, esperanças...


Foto: Divulgação


Nenhum comentário: