quinta-feira, 6 de junho de 2013

Voos rasantes e ideias rasas

 Tamara Bonilla

Vais tocar a vida aqui ou não vais quirido?!
"A publicidade está perdida", é só o que eu e meu companheiro concluímos ao nos depararmos com certos anúncios que se espalham pela cidade. "Acho que vou virar publicitário, não me parece complicado", ele costuma me dizer. Não é de hoje que algumas publicidades deixam muito a desejar.

O uso de trocadilhos infames, a megalomania por comerciais espetaculares e a falta de um público-alvo bem definido são fatores que podem fazer sua propaganda virar um monstro e te devorar. Um bom exemplo é o slogan de um empreendimento imobiliário que está sendo construído na ilha. A construtora fez um supertrabalho de revitalização no entorno do empreendimento e a construção em si está ficando linda. Eis que o nome do projeto é "Simphonia" e o slogan (preparem-se!): Venha tocar sua vida aqui.


Na minha humilde opinião de estudante desta arma, chamada publicidade, essa coisa de usar gírias e/ou linguagem informal, nesse caso, não é a melhor opção. Um apartamento na localização deste empreendimento tende a receber um valor bem salgado, o que remete a um público mais sofisticado e, quem sabe, com maior faixa-etária, o que nos lembra que para essa "galera", o melhor é apostar no tradicional.

Costumamos dizer que uma ideia simples, porém bem executada, vale por duas. Às vezes, uma frase bem estruturada (e eu não estou falando de palavras rebuscadas), aliada à uma boa imagem conquistam seu cliente com mais facilidade que coisas muito magníficas, espalhafatosas ou o famoso anseio de fixar sua marca na cabeça das pessoas a qualquer custo. Temos um querido dito popular que afirma: Menos é mais. E, sem dúvidas, a publicidade bebe dessa fonte.

Nenhum comentário: