quinta-feira, 20 de junho de 2013

Hino da libertação

Bianca Queda


"Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heroico o brado retumbante.” O som que ecoa por entre as manifestações de todo o Brasil mostra como sua letra representa a luta desse povo.

O hino nacional do Brasil, escrito em 1831, caracteriza a identidade nacional brasileira de hoje. As recentes manifestações no país fizeram com que um conjunto de sentimentos de nacionalismo desencadeasse. Os cidadãos brasileiros puderam sentir-se integrantes da grande nação que nasceram. Cidadãos, esses que fazem parte de uma nova geração, que não participaram de acontecimentos marcantes do passado. A redemocratização. As Diretas Já. O impeachment de Collor. E que estão em busca da mudança.

Está nas ruas um novo movimento, sem lideranças partidárias ou posições políticas. Hoje, as margens tranquilas do Ipiranga ouviram o grito estrondoso de um povo heroico que foi às ruas. Muito menos rebuscado e arcaico, o brado retumbante dos protestos ecoam por um Brasil melhor. A cada amanhecer o sol da liberdade, em raios cintilantes, brilha no céu da pátria que esteve adormecida por décadas, iluminando as ideias do povo verde-amarelo.

"Desculpe pela inconveniência.
Nós estamos tentando mudar o Brasil!"
Manifestante brasileira em Londres
Os brasileiros unidos com braços fortes conquistam a garantia da igualdade e respeito à diferença: os direitos das pessoas idosas, das pessoas com deficiência, das pessoas de outras etnias e opções sexuais. Os cidadãos estão dispostos a defender sua independência intelectual, expondo o peito em prol da luta coletiva. Eles saem às ruas e estampam o orgulho nacional em seus rostos. Fatigados da sociedade do espetáculo, da política do pão e circo, da alienação do futebol e da manipulação exacerbada das mídias.

Um sonho intenso e um raio cheio de energia, de amor e de esperança, descem à terra dos tupiniquins e contagiam quem cansou de tanta roubalheira e corrupção.  Os brasileiros querem um céu, risonho e transparente, não importando se a imagem do Cruzeiro brilhará. Melhoras na educação, saúde e transporte são têm que resplandecer.

Gigante não somente pela própria natureza, o Brasil mostra que é forte, destemido e corajoso. A batalha começa para que o futuro espelhe essa grandeza brasileira, que reflete a garra e o suor de um povo que não desiste nunca. O Brasil como cúpula da América, está Iluminando o sol do Novo Mundo. Este, que se organiza a partir das redes sociais, com a livre expressão de ideias e ganha dimensão em vários lugares do globo.

A bandeira verde-louro estrelada exibida por vários manifestantes é símbolo de amor pela e pátria e reafirma: paz no futuro e glória no passado. Passado que deixarão construído pelas marchas no asfalto pisadas por pés que aspiram a mudança.

E se caso, uso da força for necessário para que se faça justiça, Brasil, você está vendo que os seus filhos, que lhe adoram, não fogem da luta, não temendo nem mesmo a própria segurança. Justiça que deveria ser feita, com dinheiro dos impostos em benefício do próprio povo.  E como há décadas esta justiça não está prevalecendo, os brasileiros mostram que se omitiram por algum tempo, mas, quando são conclamados, eles não amarelam.
Em Florianópolis, manifestantes atravessam o elevado Carl Hoepcke
Imagem: Iaggo Gonçalves

Brasil é a pátria amada dos filhos deste solo, de todos os brasileiros. Que se orgulham tanto de sua nação, e que não deixam os corruptos bulirem no que é seu. Hoje, expressam assim todo esse orgulho cantando o hino, bem alto, bem forte, retumbante nas ruas de todo o país.


Nenhum comentário: