domingo, 9 de junho de 2013

Dica da Zona: Arraiá no centro de Florianópolis!


Leonardo Contin

Junho chega e traz com ele as festas juninas. Em Florianópolis, uma das quermesses mais tradicionais acontece no centro da cidade, nas dependências da igreja Santo Antônio (Rua Padre Schuler, ao lado da antiga Unisul Padre Roma). Ali, todos os dias às 19h, de 1° a 13 de junho, acontecem missas com distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio. Após as missas, os devotos do santo com fama de casamenteiro e de ajudar a encontrar objetos perdidos se reúnem para a festa (ao lado da igreja), com barraquinhas de quentão, pinhão, cachorro quente, pastéis e, em dias alternados, risoto, sopas e galeto. No dia de Santo Antônio (13/06, quinta-feira), haverá também uma procissão pelas ruas do centro com a imagem do santo. Dica quente em dias frios para quem está à procura de sua alma gêmea! O saudoso Lamartine Babo já alertava em sua marchinha no início do século passado: "matrimônio, matrimônio: isso é lá com Santo Antônio!





Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
São João disse que não!
São João disse que não!
Isso é lá com Santo Antônio!
Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isto é lá com Santo Antônio!

Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio
São João ficou zangado
São João só dá cartão
Com direito a batizado
Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio!

São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Disse o velho num sorriso:
Minha gente, eu sou chaveiro!
Nunca fui casamenteiro!
São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio
(Lamartine Babo)

Nenhum comentário: