domingo, 9 de junho de 2013

Devaneios

Maria Eduarda Silveira

Você não sabe o quão mais fácil seria se você nascesse com um sorriso no rosto, ao invés de lágrimas nos olhos. Mas não se preocupe, esse é só o primeiro choro da sua vida. E seja forte, o “tapinha” recebido por essa mulher de branco não dói nada se comparado aos tombos que levarás na sua trajetória. Vá se acostumando. 

O primeiro contato com seus pais é um momento especial, portanto aproveite-o, assim como todos os outros que virão. Cada toque deles, assim como cada palavra dita, servirá como um mantra ou um escudo para te proteger das peças e pessoas que enfrentarás. A ligação de vocês está abençoada e eternizada a partir de agora, e será tão forte que nem as maiores decepções os afastarão de vez. O nome desse elo é amor, e este será o seu combustível. 


Junto de seus pais, estão os seus avós, irmãos e tios, pacote louvável que o acompanhará para o resto da vida. Eles irão te ensinar tudo o que for necessário e cuidarão de você. Faça o mesmo por eles, e não tenha isso como uma obrigação. Às vezes, um gesto simples é o suficiente. Para você pode não significar muito, mas para eles fará toda a diferença. Esteja por perto, visite-os e converse com eles. Importe-se. Desde já aviso: eles serão os únicos que ficarão ao seu lado para sempre. 

Os amigos serão muitos durante o percurso, mas talvez não sejam sempre os mesmos. Não se preocupe com quantidade, e sim com qualidade. Seja fiel aos bons. Trate-os como você gostaria de ser tratado. Um telefonema de dois minutos não irá te custar tanto, mas terá um valor enorme para eles, pode apostar. 

Durante a estrada, verás de tudo um pouco. Tente, por favor, discernir o certo do errado. Se falhar, tudo bem, tente de novo, é assim que você vai aprender. Brinque, estude, divirta-se e experimente, mas com cautela, afinal, tudo em excesso pode prejudicar. 

Não deixe sua personalidade de lado nunca, por nada, nem por ninguém. Seja sempre você, independente do que os outros digam. Saiba reconhecer seus erros, pedir desculpas, e perdoar também. Fale quando quiser falar, mas cuidado com as palavras proferidas. Se há duas coisas que não voltam, são o tempo e elas. E lembre-se: não deixe nada para mais tarde, pois pode ser tarde demais. 

Tudo é efêmero, assim como você. Saiba valorizar o que a vida te dá. Agradeça sempre pelo que tem. Se você achar que tem pouco, compare com aqueles que têm ainda menos. Não perca tempo reclamando. Quando estiver ruim, erga a cabeça e corra atrás do melhor. Um pouco de ambição não faz mal a ninguém. Procure alcançar todos os seus objetivos, mas, para isso, não passe por cima de ninguém.

A vida está começando agora, portanto viva, e não somente sobreviva. Sonhe alto, pense em possibilidades, tenha fé – não importa no quê. Não desperdice as oportunidades e não olhe nunca para trás, a não ser como aprendizado. A vida sempre segue. Faça valer a pena, pois o tempo não volta.

Nenhum comentário: