terça-feira, 25 de junho de 2013

Clichês

Camila Albuquerque

Esses dias conversando com um amigo - que adora usar frases clichês - usou mais um comigo: "para chegarmos a algum lugar temos que dar o primeiro passo.". De primeira, juro que me passou despercebida só pelo fato de já tê-la ouvido tantas vezes e por ter um pouco de aversão a frases de para-choque de caminhão. Mas confesso que caiu como uma luva em mim, tendo em vista que o mais difícil é colocar uma decisão em prática, começar mesmo.

Acredito que esse negócio de novas decisões e possíveis mudanças fazem parte constante na nossa vida. E é sempre um processo complicado de se passar, seja por comodidade, orgulho ou até medo que não seja uma passagem para algo melhor. Mais conhecidas por "fases".


Perdi a conta de quantas fases já passei de lá para cá e por isso acho totalmente válido - e essencial até, darmos ouvido aos mais velhos. Eles e todos aqueles clichês não passam de uma boa dose de experiência, de fases ruins e boas, de erros e acertos. Pensando de uma maneira simples e "jovem", são como as fases naqueles antigos jogos de vídeo game, cada uma mais complexa que a anterior e cada "chefão" mais durão que o outro. Vendo as coisas por esse lado parecem mais óbvias, né?

Um jeito fácil de passar por essas crises de identidade - ou aceitar que são realmente crises, e de que algo precisa ser mudado, é se perguntar se isso ou aquilo terá alguma importância para você daqui um ano. E na maioria das vezes em que me faço essa pergunta a resposta me vem a cabeça sem pestanejar: "não". As coisas de repente se tornam mais fáceis sabe? Os problemas passam de sólidos para duvidosos, de impossíveis para resolvíveis. Tente.

Agora voltando aquele meu amigo, concordei mais uma vez quando ele afirmou que não eram só frases de efeito, eram fatos. E fatos que fazem parte do processo natural de amadurecimento de qualquer ser humano pensante, seja homem ou mulher, adulto ou criança. Crises trazem evoluções e essa palavra sempre me soou de maneira agradável. E eu por agora, enquanto não alcanço a mesma fase de maturidade que ele, vou começar jogando fora esse meu preconceito com os clichês. 


Nenhum comentário: