segunda-feira, 17 de junho de 2013

A Tomada da Ponte Hercílio Luz

Fernando Schweitzer

A queda da ponte... Será? Foto: Manoel Vieira Filho / divulgação
Somente gente de direita, fascista e neoliberal. Acredito que ideias estão para serem compartilhadas. Eu acredito que essa seja uma forma de projetar politicamente a questão do pedestre e ciclista, em uma cidade que ainda prioriza o transporte motorizado como única e cara opção de locomoção no país, caso reflexionado em Florianópolis.

Cidades como Buenos Aires, onde vivi muitos anos, possuem muitas ciclovias e um sistema de empréstimo gratuito de bicicletas, providas pelo governo da cidade autônoma de Buenos Aires. Esse exemplo não pensado para as cidades brasileiras pode ser implementado em 8 meses. Prazo este que fora levado na capital do país vizinho. O sistema exemplar vem acompanhado de uma rede de metrôs em que a passagem, sem subsídios governamentais, é inferior a R$ 1,50 e ônibus circula 24 horas do dia, a menos de R$ 1,00.

A Tomada da Ponte Hercílio Luz seria para a dita capital turística do Mercosul, tal qual fora outrora A Tomada da Bastilha (em francês: Prise de la Bastille) para a Revolução Francesa. A também conhecida Queda da Bastilha foi um evento central da Revolução Francesa, ocorrido em 14 de julho de 1789. Embora a Bastilha, fortaleza medieval utilizada como prisão, contivesse, à época, apenas sete prisioneiros, sua queda é tida como um dos símbolos daquela revolução, e tornou-se um ícone da República Francesa. Na França, o quatorze juillet (14 de julho) é um feriado nacional, conhecido formalmente como Fête de la Fédération ("Festa da Federação"), chamado também de Dia da Bastilha em outros idiomas. O evento provocou uma onda de reações em toda a França, assim como na Europa, que se estendeu até a distante Rússia Imperial. 

Uma ideia me ocorre. Podia-se tomar a Ponte Hercílio Luz, como protesto aos milhões que dizem que foram gastos por décadas para reformá-la e melhorar o tráfego Ilha-Continente. Aí quero ver a polícia justificar que estamos interrompendo o trânsito. Imagine que todos gravem o Hino Nacional na Ponte Hercílio Luz e de imediato se suba ao Youtube... Repercussão na certa.

Se o protesto é por transporte de qualidade e o estrangulamento de um trânsito e um sistema de transporte MAL planejado. Lembrar os intermináveis anos em que se retirou o direito de trânsito via pedestre pela Hercílio também é importante. Se a ponte Hercílio Luz estivesse aberta para pedestres, muita gente não pegaria ônibus em horário de pico seguramente. O direito constitucional de ir e vir está sendo lesado, pois o acesso do pedestre seria muito mais seguro e rápido via ponte Hercílio Luz.

Assusta-me, perenemente, que as pessoas ainda achem que o PT faz um governo de esquerda, que o Brasil é democrático demais e que acha que os militares deveriam ainda estar no poder. Alô? Sim, existem medíocres mentes que acreditam, defendem e articulam-se politicamente para e por isso.

No último protesto em 2004, quebraram coisas inúteis durante os protestos contra ao re-re-re-reajuste de passagens do transporte urbano na capital catarinense. E o que se estaria fazendo é provar e reivindicar o acesso pedestre Ilha-Continente... Reabrir a ponte Hercílio Luz seria, n a manifestação, o mesmo que foi a tomada da Bastilha para a Revolução Francesa. Creio ser muito importante para marcar outra visão de como se transitar na cidade. Pois é impossível com segurança realizar a travessia pelas passarelas das pontes hoje abertas.

O quê: Manifestação popular por melhorias no transporte público da Capital
Local de partida: TICEN (Centro de Florianópolis)
Quando: 20 de junho, quinta-feira, às 18h.
Redes sociais: https://www.facebook.com/events/183088171857001/

Através de redes sociais o movimento se expande, inclusive fora do país. Aqui fornecemos a lista de cidades outras que estão participando desta articulação espontânea e deveras democrática:



O mundo de olho no Brasil. Se você está no exterior pode se comunicar através destes eventos, aqui relacionados:








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