sábado, 4 de maio de 2013

Uma presidenciável passeou nas ruas de Florianópolis

Nícolas David


Mercado Público de Florianópolis, 3 de maio, 15h de uma sexta-feira. Era esse o local e o horário marcado para a saída de Marina Silva. Mas era tudo brincadeirinha. Na verdade, Marina começou seu passeio pela cidade na Rua Trajano, em frente ao Palácio Cruz e Sousa, por volta das 16h.

Ela não veio a passeio, mas com seu ousado propósito: criar um novo partido, aliás, um partido novo. A Rede Sustentável será o 31º partido no Brasil e para nascer, Marina Silva e os brasileiros que já apoiam têm o desafio de coletar 500 mil assinaturas até julho. Será fácil!

A fim de colher as assinaturas dos manezinhos é que Marina Silva resolveu bater pernas na Capital. Ela não mobilizou multidões, tanto porque, a Rede não tem uma liderança política na Capital dos catarinenses. Entretanto, de baixo de um sol forte, a senadora do Acre, caminhou, caminhou e caminhou.

No decorrer do trajeto, os manezinhos, povo de uma cidade provinciana, olhavam aquela movimentação de câmeras de televisão e fotógrafos de jornal e não entendiam bem o que estava acontecendo. É que os florianopolitanos não estão acostumados a isso. Nossa Capital não recebe grandes políticos todos os dias, nem uma vez por semana, nem mensalmente, nem anualmente.

Esse tipo de acontecimento histórico é raro, não tem data marcada. Parece aqueles fenômenos da natureza. É que Florianópolis não é um importante colégio eleitoral do país e além do mais, sempre elege políticos de direita, da velha política, dos partidos grandes, consolidados, gigantes e com muito dinheiro para dominar a máquina política.

Ainda assim, cá esteve Marina cumprimentando os manezinhos, dando-lhes apertos de mão, beijinhos no rosto, ouvindo suas reclamações. E o povo, por sua vez, devolvia um sorriso um tanto espantado como quem pensa: Puxa vida, ela veio mesmo. Ela!

Veio! E percorreu o centro da, eu não me canso se repetir: provinciana Florianópolis. E no percurso, ela cumpria seu objetivo: colhia assinaturas dos manezinhos. E os manezinhos, surpresos, realizavam um sonho: ver uma importante política do cenário nacional à sua frente, podendo cumprimentá-la, demonstrar apoio e fazer cobranças. 

No final das contas, todos ficaram felizes. Até a nossa frondosa e centenária Figueira esteve eufórica quando recebeu em seu reduto, a Praça XV, a visita de Marina Silva e de seu projeto: a criação da Rede Sustentável. Como é que a nossa Figueira não ficaria empolgada? Certamente se pudesse falar, seriam essas suas palavras: Marina, lute por nós! Lute Marina! Sou uma velha privilegiada e amada, mas, tantas iguais a mim são destratadas país afora. Marina, lute por nós!



Fotos: Bryan Lacerda (Bateu direito)

Um comentário:

Leonardo Contin da Costa disse...

Nícolas David se superou com esse texto. Texto bem dosado na ironia, no humor, na sua visão de mundo, na realidade política da atualidade. Perfeito! Um dos melhores textos que já li no Estopim em quase dois anos! Parabéns, caro colega!