terça-feira, 28 de maio de 2013

Tá estressado??? Vai para Angelina!

Leonardo Contin

No trânsito não é raro encontrar adesivos nos carros com a seguinte pergunta: “Tá estressado?” e logo em seguida a recomendação: “Vá pescar!” A dica da Coluna da Zona para aqueles que querem se livrar do estresse é um final de semana na cidade de Angelina – distante apenas 1 hora de Florianópolis. A cidade ainda mantém as montanhas que a rodeiam repletas de verde e mata nativa. Lá se respira e inspira ar puro. 

É ali a poucos metros do centro que se encontra a melhor dica da cidade, o convento das Irmãs Franciscanas de São José. Você deve estar se perguntando: mas o que eu vou fazer num convento se não pretendo seguir a vida religiosa? Pois saiba que nos domínios da congregação há atividades suficientes para um final de semana – em família, com amigos ou até mesmo só – de muita tranquilidade, meditação e encontro com a paz.

As irmãs mantêm no local, além do convento, um colégio, um restaurante, uma loja de produtos coloniais e um hotel – o Blumengarten Haus. A diária por pessoa tem custo de R$ 60 apenas com café da manhã ou R$ 90 com café da manhã, almoço e janta. Não custa recomendar: não economize, a melhor parte do hotel está na cozinha (os pratos do buffet são todos caprichados, especialmente para quem é fã de massas e saladas, estas orgânicas e produzidas na horta ao lado do refeitório).


As acomodações do hotel são simples, mas contam com televisão nos quartos, chuveiro elétrico e uma generosa quantidade de cobertores para aquecer do frio que faz em Angelina em boa parte do ano. Além da já citada horta, que merece ao menos dez minutos de atenção pelo cuidado e carinho com que as irmãs as cultivam, vale a visita ao lago à beira da gigante placa de ‘Paz e Bem’ (paz e bem é uma saudação bastante popular entre os franciscanos), onde vitórias-régias repousam e se exibem enquanto a água proveniente de uma fonte forma um barulhinho muito relaxante.

Pouco mais acima do lago, há a possibilidade do visitante fazer duas trilhas: a de Santo Antônio e a de São Roque, ambas sem muita dificuldade, mas que levam ao contato explícito com a natureza: flores, árvores e pequenos insetos se exibem sem nenhum pudor. Se o objetivo não é se embrenhar no meio do mato das trilhas alternativas, há um caminho convencional com rampa de paralelepípedo que leva ao topo do morro do convento – chamado de Colina da Louvação. Capítulo à parte, no topo da Colina há um cemitério onde estão enterradas freiras da congregação e um mirante de madeira com vista para boa parte da cidade de Angelina. Ao menos duas cachoeiras são avistadas deste local.

Para as crianças, há oferta de brinquedos num pequeno parque de diversões ao ar livre e a possibilidade de conhecer de perto como vivem galinhas, porcos, bois e vacas, criados numa mini fazenda junto ao convento. 

E se você é do tipo de pessoa que só consegue “desestressar” pescando, não custa lembrar que Angelina tem pelo menos três pesque-pague, o Chico Bunn (Estrada Geral de Rancho de Tábuas), o Tomasoni (Estrada Geral de Linha do Chaves) e o Pesque-Pague Trutas (Rua João Huller).

Nenhum comentário: