quinta-feira, 23 de maio de 2013

Deixar acontecer


Camila Albuquerque


Então você se vê parado no pé da escada e de repente o mundo quer saber: e aí, qual a sua grande escolha? Com que idade você deve escolher? Em que momento da vida você deve falar "é agora"? Como nós escolhemos esses momentos, quando sabemos que é a hora certa? Existe hora certa? Será que a espera de algo é que me faz feliz ou é o algo literalmente? E aí você continua parado na escada.

É confortante quando falamos dos nossos sonhos. Um sonho de amor, um sonho de emprego, um sonho de viagem. E ninguém nunca parou pra pensar que talvez esses sonhos não se tornem realidade por estarmos sonhando errado. Mas é claro que eu também sonho! Só aprendi a não impor condições e aos poucos, venho substituindo a expectativa pela realidade. Se tudo que nós pensássemos antes de dormir se realizasse, o mundo seria mais verde, você não acha? E se depois de muitos anos e alguns tombos nada mudou na sua vida talvez esteja na hora de se perguntar, será que o problema sou eu? E sim, provavelmente é você.

Quando falo assim não tenho a intenção de limitar seus sonhos e suas vontades, pelo contrário! Acho que deveriam ser mais aptos a mudanças. A vida nunca vai colocar na sua frente exatamente o que você quer, mas de alguma maneira, o que vier a acontecer será provavelmente aquilo que você precisa. Seja bom, ou seja ruim. Recusar o que lhe aparece só por não ser o que você sempre sonhou é o que anda te colocando em estradas tão erradas. Nós somos fracos. Costumamos insistir em pessoas, empregos e situações que não nos fazem felizes por completo, pelo simples fato de termos sonhado algum dia que aquilo seria o certo para nós. O que é o certo além de algo que te faz bem?

Eu também não fujo disso. Já conheci um bocado de gente complicada e um bocado de gente que me complicou também. Já insisti e fingi situações que só existiam na minha cabeça. E de todas as pessoas que passam pela nossa vida sempre tem as que marcam, as que ficam. Seja por terem te feito incondicionalmente feliz, como já me fizeram, ou terrivelmente infeliz, como já tentaram. Seja do jeito que for, elas nos mudam e essas mudanças serem para melhor ou não dependem exclusivamente de nós, e não dos outros.

Então se eu posso dar algum grande conselho, é esse: não torne um sonho uma obrigação. Seja flexível aos devaneios das pessoas e as surpresas da vida. Não pense nas coisas como "algo para daqui muitos anos". A vida nunca esperou pela gente, o breve pode acontecer muito tarde e o tarde pode esbarrar em você amanhã. Nós precisamos parar com essa mania de deixar para viver depois. Não existe nenhuma garantia que o depois vai estar lá depois. Só existirá você e o seu grande arrependimento por não ter se dado a chance de se deixar acontecer.


Nenhum comentário: