quinta-feira, 4 de abril de 2013

A muleta da cegueira


Cristina Souza

Hoje quero falar de um assunto polêmico. Não, não é sobre mamilos. Vou falar sobre religião. Eu sei que religião, Deus e assuntos afins são questões muito pessoais e que geram discussões infinitas (e chatas), mas justamente por ter participado de uma dessas recentemente, resolvi tocar no assunto.  E vou ainda mais longe – vou falar sobre religião e homossexualidade. É, meu amigo, eu disse que era polêmico.

Isso não é de Deus Cristina!

Acontece que dia desses estava lendo meu jornal, como de costume, e tinha uma matéria sobre o novo Papa. o texto pontuava as coisas que ele era a favor e contra. Minha colega ao lado adorou saber que ele era extremante contra o casamento entre homossexuais. Aplaudiu com louvor e disse que Deus fez o homem e a mulher para ficarem juntos, que o contrário era anormal e que a bíblia condenava isso. Que era ótimo que o novo Papa tivesse esse pensamento e não apoiasse essa bizarrice. Eu, já indignada com esse comentário, perguntei: As pessoas não têm direito de amare quem elas quiserem? E o que muda na vida dos outros se pessoas do mesmo sexo se casam?


Ela me respondeu novamente que era uma bizarrice, e que Deus não aprovava isso. Eu, é claro, fui mais longe e questionei se ela achava errado um casal homossexual adotar uma criança, se ela preferia que a criança continuasse sem família, num orfanato. Ela foi enfática ao dizer que SIM, era preferível que a criança ficasse sem família do que fosse criada por gays ou lésbicas. Parei de discutir aí, porque com certas pessoas não vale a pena gastar nossa lábia. Por isso gosto tanto de escrever.


A questão é que não entendo tanto preconceito sendo justificado pela religião ou por Deus. Não consigo engolir que pessoas que se dizem tão religiosas possam ter pensamentos tão mesquinhos quanto a felicidade dos outros. Jesus não prega paz, amor e respeito entre as pessoas? Então por que tanta discriminação? Aliás, o que muda na vida de uma pessoa a outra ter direito de escolher com quem casar e ser feliz?


Então, essas pessoas têm um argumento muito simples: está escrito na bíblia. Ora essas, se está escrito na bíblia, então tá tudo certo. Vamos justificar o preconceito. Agora, me explique uma coisa: não foi Deus quem escreveu a bíblia, foram os homens, certo? Em uma época muito antiga, em que os valores e as intenções eram outras. Como se pode ter certeza que nada foi modificado para interesses próprios da época? E também como afirmar que tudo que está escrito lá aconteceu de fato?


Ok, se for pra seguir a risca o que diz a bíblia, por que comemos carne de porco, cortamos o cabelo, não temos escravos, e fazemos sexo sem ser exclusivamente para procriação? Afinal, tudo isso está na Bíblia. Se não acredita, procure, tá lá.


Eu acredito em uma força maior que rege todos nós. Essa força – ou forças, por que não? – guia meu caminho, me dá fé e esperança. Essa força eu chamo de Deus, mas podem ser Deuses, alguns chamam por outros nomes, cada povo e cada pessoa tem uma visão diferente do que é esse Deus. Mas a gente acha  que só a nossa visão está certa, e todos os outros vão para o inferno.


Eu acredito mesmo que Jesus tenha existido, mas penso que ele foi um grande homem, um sábio, que pregava o que achava certo, andava entre os pobres e não julgava as pessoas por suas escolhas. O Jesus que eu acredito era um Jesus de amor. Não foi ele – que segundo a bíblia – não deixou que a prostituta fosse apedrejada na praça? Então por que ele havia de querer que as pessoas não fossem felizes com suas escolhas? Por que ele ia querer que a gente apedrejasse pessoas que decidem amar quem elas bem entendem?


Estamos em 2013. Abra sua mente e pare de usar a religião como muleta para seus próprios preconceitos!


Foto: ucho.info

5 comentários:

Anônimo disse...

Do mesmo modo que há os que são favoráveis ao casamento homo, há os que são contrários e ambos devem ter suas opiniões respeitadas. É ignorância dizer que um ou outro está errado. Opinião não se discute.

AM. disse...

Ótimo texto, Cris!
Pra reforçar: http://www.hypeness.com.br/2013/04/campanha-mistura-orientacoes-sexuais-pra-defender-o-direito-de-todos-ao-casamento/

:)

Pseudônimo Anônimo da Silva disse...

Feliciano? É você meu querido?

Anônimo disse...

Assunto muito polêmico....
Mas um assunto que deve ser debatido de forma ordeira e sensata, e haver respeito a quem se coloca contrário ao assunto.
Não se deve julgar ninguem de homofóbico, apenas por emitir sua opinião sobre a causa gay.

Lucas disse...

Seu texto é muito bom...
Lembro de você no ensino médio...
Ainda vais muito longe...