terça-feira, 5 de março de 2013

Cantora prodígio

Soprano e com voz de mulherão, Jackie Evancho, não faz as pessoas pensarem que estão ouvindo uma menininha

Com menos de um metro e meio de altura, olhos azuis e cachos dourados, Jackie Evancho, parece que saiu de um filme de desenho animado da Disney. Cativante, sorridente e angelical, a menina de apenas 12 anos vem encantando a todos com seu vozeirão de mulher, cantando "Classical Crossover", o estilo de cantoras como Hayley Westenra e Sarah Brightman.

Jacqueline Marie Evancho nasceu em Pittsburgh, Pennsylvania, é a segunda filha do casal Michael e Lisa Evancho. Sua engrenagem no mundo da música começou quando tinha apenas sete anos, após ver o show do clássico O Fantasma da Ópera, a menina começou a cantar músicas do filme, que logo levaram a sua mãe a inscrevê-la em um concurso de talentos locais. Ela foi vice-campeã e tornou-se a favorita do público, depois disso, criou um canal no Youtube, e adquiriu muitos fãs na internet.

Após ficar conhecida nas redes sociais, a fim de saciar sua paixão por cantar, Jackie começou a frequentar aulas de canto, em junho de 2008, tornando-se assim membro do Festival "the Children's Festival Chorus of Pittsburgh", durante a temporada daquele ano.

A menina se apresentou no palco com o famoso maestro e compositor de clássico crossover, Tim Janis, eles cantaram o hino nacional dos Estados Unidos da América em homenagem ao pioneiro da aviação Chuck Yeager. Para o compositor, Jackie é abençoada com uma voz fenomenal. Após o episódio Evancho começou a participar de numerosos eventos e funções de caridade nos arredores de sua cidade natal. Chegou a competir no Mundial EUA 15 Showcase, concurso de talentos no início de 2009. Porém, o auge de sua popularidade veio quando participou da quinta temporada de America's Got Talent, ficando em segundo lugar.

O jornal Los Angeles Times, trouxe a notícia da vice-campeã com o seguinte título “'America's Got Talent': Jackie Evancho loses to Michael Grimm but wins a duet with her idol”, na matéria o jornalista explica que a jovem pode não ter ganhado o concurso, mas que Jackie fez algo que mais ninguém fez no show, ela cantou com Sarah Brightman. Mostrando que o simples fato de ganhar um concurso é um objetivo digno, porém abstrato, especialmente para uma criança de doze anos. Mas, um encontro com um herói é tangível e todos os americanos sintonizados se emocionaram ao assistir Jackie realizar esse sonho.

Alguns cantores passam a vida inteira buscando sem sucesso o momento que vai enaltecê-los em um palco da Broadway. Jackie Evancho, em apenas um par de anos, pode se permitir recusar tais oportunidades da carreira de ouro, pensando no bem estar da filha, seus pais não quiseram sobrecarregá-la com uma agenda extensa.

Com esse grande talento nas mãos, a garota quer conquistar o mundo com suas cordas vocais. Mesmo que isso exija alguns sacríficos, como tentar voltar a frequentar uma escola e ao mesmo tempo conciliar uma carreira adulta. Em entrevista ao Los Angeles Times Jackie alegou sentir falta dos amigos da escola, mas entende que isso é uma parte de algo que você tem que abandonar.

A mídia americana vem elogiando bastante a jovem cantora. No programa "The Talk", na CBS, Sharon Osbourne, esposa do Ozzy Osbourne, alegou que Jackie conquistou seu coração, "Ela está no seu caminho para o super-estrelato", disse Osbourne, que proclamou a pequena cantora: "Roubou meu coração.”

A menina já tem um álbum independente lançado, Prelude To A Dream, que contém canções como Con Te Partiro e The Prayer, de Andrea Bocelli, To Where You Are de Josh Groban, Concrete Angel de Martina McBridee e um cover de Amazing Grace.O álbum estreou na Billboard 200 na posição 121ª em 28 de agosto de 2010. E também estreou em segundo lugar no iTunes.

Recentemente, a pequena garota do vozeirão surpreendeu a todos, envolvida em seu novo projeto de carreira, Jackie irá se apresentar como parte de uma inédita apresentação do Cirque du Soleil em Las Vegas, no dia 22 de março, para apoiar um evento global filantrópico chamado uma noite para ONE DROP, no Dia Mundial da Água. Se seus passos continuarem grandes, daqui a pouco, existe a possibilidade de vermos a pequena Jackie tornando-se a melhor cantora de todos os tempos ou umas das melhores vozes dessa geração.



Nenhum comentário: