sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Jaraguá do Sul na Zona!

Leonardo Contin


Como no Estopim não aceitamos o famigerado jabá, pode crer que as dicas aos pão duros são boas hoje: que tal um passeio em família por uma cidade a apenas 2h de carro de Floripa para lazer, compras e comida farta? Em Jaraguá do Sul é possível encontrar tudo isso gastando pouco! O Parque da Malwee, na região da Barra do Rio Cerro, além de oferecer uma infra-estrutura completa para lazer, atividades físicas e descanso, abriga um dos melhores restaurantes do norte de Santa Catarina. O Restaurante Típico, de comida alemã, oferece todos os dias (menos às terças-feiras) buffet livre a R$25 por pessoa – incluindo sobremesa. Não só o cardápio é inspirado na Alemanha, mas também os trajes dos garçons, decoração e música ambiente. 

Marreco recheado com repolho roxo é uma das principais especialidades da casa, que também conta com diversidade de cervejas artesanais no menu. As opções de sobremesas são atração a parte – todas deliciosas. Antes ou depois do almoço, ali mesmo, aos pés do restaurante, vale a pena dar uma volta em torno do lago situado no meio do Parque da Malwee. Ângulos para boas fotos não faltam, seja do lago, dos pedalinhos ou da diversidade de flores e árvores em torno do parque. A entrada ao Parque da Malwee, seja para almoço ou apenas para passar o dia com a família (um piquenique também é bem vindo) é gratuita.

Dar dicas de compras em Jaraguá do Sul também não é tarefa difícil: a enorme quantidade de malharias na cidade chega a acabar com casamentos – são raros os maridos que conseguem acompanhar suas esposas, com paciência, em tantas lojas de fábrica. Na ponta de estoque da Marisol, só para ficar com um exemplo, camisas polo masculina, em diversas cores e tamanhos, são vendidas à bagatela de R$14,90. É preço para levar uma para cada dia da semana. E se sobrar tempo para o café da tarde, após o passeio com a família, a dica é a confeitaria Kuchen Haus, no centro de Jaraguá, com as melhores (e, talvez, as mais baratas) tortas da cidade.

Nem tudo são flores

Empresários da região de Jaraguá do Sul não andam tão animados com a instalação da fábrica da BMW em Araquari – município distante a apenas 30km. Eles dizem que, se hoje já há falta de mão de obra qualificada na região, depois da instalação da montadora, será ainda mais difícil conseguir funcionários qualificados para atuar em suas empresas.

Nenhum comentário: