sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Grandes discos dos anos 90

Após a semana de Carnaval, nada melhor que indicações musicais para quem quer ouvir algo diferente dos batuques das escolas de samba. Uma das épocas mais interessantes e de variações musicais é a década de 1990. Belas obras foram lançadas e vale a pena dar uma conferida nessas pérolas, pois são ótimos discos de vários estilos recomendados.

Goo – Sonic Youth
Lançado em 26 de Junho de 1990 

Um disco experimental de uma das bandas de rock alternativo mais influentes da história. As guitarras distorcidas e os instrumentais barulhentos são a marca registrada da banda. Kool Thing é uma faixa inovadora, com o rapper Chuck D da banda Public Enemy nos microfones. A capa faz referência ao casal de assassinos em série Ian Brady e Myra Hindley dirigindo para o julgamento em 1966. Para quem gosta de música experimental, essa pérola tem que ser apreciada nos mínimos detalhes. Destaque para Dirty Boots, Mote e Disappearer. 

Angel Dust – Faith no More 
Lançado em Junho de 1992 

Depois do rock “funkeado” a lá Red Hot Chilli Peppers do disco The Real Thing e depois de protagonizar uma das melhores apresentações do Rock in Rio 2, Faith no More volta com um disco diferente e barulhento. O vocalista Mike Patton injeta vocais esquizofrênicos e cheios de murmúrios em músicas com melodias lapidadas e agressivas. É o quarto álbum de estúdio da banda, o segundo com o vocalista Mike Patton e o último com o guitarrista Jim Martin. Músicas como Land of Sunshine, Midlife Crisis, Kindergarten e o cover de “Easy” de Lionel Richie são os destaques.

Automatic for the People – R.E.M 
Lançado em Outubro de 1992 

O oitavo disco do R.E.M. é repleto de baladas melódicas e sutis, um disco imperdível para quem gosta de apreciar a beleza e a emoção de músicas calmas e repletas de conteúdo, com arranjos acústicos e orquestrados. Everybody Hurts e Man on the Moon são exemplos de sucesso desse álbum. 

Dirt – Alice in Chains 
Lançado em Setembro de 1992 

As bandas grunge de Seattle são sempre referências dos anos 1990. Os álbuns Badmotorfinger do Soundgarden, o excelente Ten do Pearl Jam e o clássico Nevermind do Nirvana fizeram bastante sucesso, mas o disco em questão é Dirt do Alice in Chains. O segundo disco da banda é bem mais sombrio e menos pop que o anterior, Facelift. As músicas são pesadas e retratam bem o vício em drogas do vocalista Layne Staley (que morreu de overdose em 2002). O disco foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, sendo sempre considerado um dos melhores de rock. O guitarrista Jerry Cantrell foi o principal compositor das músicas. Rooster, Would?, Down in a Hole e Rain When I Die são os destaques.

Jeff Buckley – Grace 
Lançado em 23 de Agosto de 1994 

O único álbum de estúdio lançado por esse talentoso artista foi um marco na história da música. Infelizmente Jeff Buckley (filho do cantor de folk Tim Buckley) morreu antes de poder fazer mais pela música, mas Grace foi um belo presente para as pessoas que gostam de ouvir músicas profundas com letras maravilhosas. A voz potente de Buckley acompanha em perfeita harmonia a melodia suave de sua guitarra. Destaque para o cover de Hallelujah de Leonard Cohen, Grace, So Real e Dream Brother. 

Mellon Collie and the Infinite Sadness – The Smashing Pumpkins 
Lançado em Outubro de 1995 

O terceiro disco da banda de Chicago é duplo (em Vinil é dividido em seis lados). Sucesso de crítica e de público, esse álbum é considerado uma obra-prima. A revista Time elegeu Mellon Collie o melhor álbum de 1995 e os Pumpkins ganharam um Grammy com a música Bullet With Butterfly Wings. O clipe Tonight, Tonight ficou conhecido por homenagear o clássico filme francês “Viagem à Lua”, dirigido por Goerge Méliès em 1902. Outras músicas que podem ser destacadas são 1979, Zero e Bodies.

Being There – Wilco 
Lançado em 29 de Outubro de 1996 

O segundo álbum dessa banda é duplo, mas foi vendido pelo preço de um depois do acordo entre a banda e a gravadora. Um disco leve, repleto de romantismo e de clichês da música country que nunca saem de moda. Destaque para I Got You e Hotel Arizona. 

OK Computer – Radiohead 
Lançado em 1997 

O terceiro álbum de estúdio do Radiohead é um apanhado de músicas conceituais e emocionadas. A voz embargada de Thom Yorke deixa todo o clima ainda mais soturno, claustrofóbico e melancólico, sem deixar que as emoções sejam exageradas e infantis. O disco anterior The Bends, que foi subestimado erroneamente, recebeu as atenções devidas após o sucesso de OK Computer. No Surprises e Karma Police são exemplos de sucessos desse álbum, mas não mais interessantes que as outras músicas dessa obra de arte. Paranoid Android faz uma ótima referência ao “Guia do Mochileiro das Galáxias”. Destaque para as belíssimas Airbag, Subterranean Homesick Alien, The Tourist, Let Down e Lucky. 

The Fat of The Land – Prodigy 
Lançado em 30 de Junho de 1997 

Apesar do sucesso da música eletrônica, o Prodigy está mais para Sex Pistols que para Kraftwerk. Uma verdadeira miscelânea de Punk com Tecno, esse disco foi um enorme sucesso. Destaque para Breathe e Firestarter. 

Elliott Smith – Xo 
Lançado em Agosto de 1998 

Um dos discos mais sinceros e bonitos de década. Elliott Smith foi um excelente cantor de folk, com uma voz suave e emocionada. Muitas músicas falam sobre assuntos pessoais e sobre a vida de Elliott Smith com sua família, seus relacionamentos e problemas com drogas, fazendo com que esse disco seja um relato emocionado de um músico brilhante. Destaque para as belíssimas Waltz #2, Independence Day e Sweet Adeline.

Suede – Suede 

Essa banda inglesa, que surgiu no auge do Britpop, foi marcada por polêmicas tolas como a dúvida sobre a sexualidade do vocalista Brett Anderson, mas as músicas desse álbum de estreia merecem bastante atenção, tanto pelas letras provocantes quanto pela melodia que remete muito bem a era glitter. Destaque para Animal Nitrate e So Young. 

Outras pérolas dos anos 1990 que merecem atenção: Chico Science e Nação Zumbi - Da Lama Ao Caos (1994), Wander Wildner – Baladas Sangrentas (1997), Karnak – Karnak (1995), Lobão - Nostalgia da Modernidade (1996), Tori Amos – Little Earthquake (1991), Garbage – Garbage (1995), White Zombie – Astro Creep 2000 (1995), Portishead – Dummy (1994), Neil Young – Harvest Moon (1992), Cat Power – Moon Pix (1998), Café Tacuba – Re (1994), Johnny Cash –


Nenhum comentário: