domingo, 10 de fevereiro de 2013

Falsidade Ideológica?

Uma fotografia cômica da última semana flagrou o novo líder norte-coreano, Kim Jong-un, com um Smartphone ao seu lado, em uma mesa de reunião da qual era definido mais um teste atômico com a intenção de ameaçar inimigos. A ironia: o líder deu ordens para fuzilar norte-coreanos que fossem pegos utilizando um desses telefones. A dinastia comunista norte-coreana, desde o avô de Kim Jong-un, Kim Il-sung, carinhosamente chamado de "Sol da Humanidade" pelo povo, se comporta como a Rainha de Copas em “Alice no País das Maravilhas”: cortem-lhe a cabeça, cortem-lhe a cabeça!

A diferença do país de Kim Jong-un com a história criada por Lewis Carol é que de país das maravilhas na Coréia do Norte não há nada. Diferente da desenvolvida Coréia do Sul, está entre as nações mais atrasadas do mundo, e sua sociedade é reprimida e mantida a todo custo em extrema isolação e pobreza. A gestão desastrosa da década de 1990 matou quase 3 milhões de pessoas de fome.

Em abril de 2012, o termo “Estado dotado de arma nuclear” foi incluído em sua Constituição. Após a Guerra da Coréia, o ódio aos americanos parece vigorar na primeira emenda da mesma. As crianças são induzidas a cantar juras de vingança aos “imperialistas americanos”

Mas a infância de Kim Jong-un parece ter sido diferente. Ao contrário dos hinos de revolta contra os gringos, Kim foi criado para ter uma queda por produtos, criações e pelo glorioso “entertainment” estrangeiros. Visitou secretamente a Disneylândia do Japão utilizando passaporte brasileiro - sempre nós - falso. Crescidinho, Kim resolveu levar um pouco de diversão à elite do país e promoveu um show com Mickey Mouse, sua esposa Minnie e o querido ursinho Pooh. Ah, esses americanos imperialistas - diria o pai Kim Jong-Il direto da catacumba - são uns desgraçados, nós os odiamos, mas sabem se divertir como ninguém.

Muito se especulou sobre qual seria a marca do aparelho usado por Kim Jong-un. A sul-coreana Samsung tirou o time do campo. “Não é um telefone Samsung”, informou um porta-voz da companhia. O provável é que a marca não quer ver seu nome envolvido com o país vizinho. Já a fabricante taiwanesa HTC “aprecia o apoio de todos os usuários”. A empresa já pensa em elaborar seu slogan caso seja liberada a importação do aparelho ao país de Kim: “Não perca a cabeça com outro Smartphone”.

Na polêmica foto, além do aparelho, kim Jong-un tem entre seus dedos um cigarro. As más línguas acusaram: - É um Marlboro, fabricado pela Philip Morris!

O banachão é conhecido por ser um grande fã da NBA, liga de basquete norte-americana. Seu pai era um aficionado por cinema, alegando ter uma das maiores coleções privadas do mundo, além de ser produtor, diretor e financiador de filmes. “Gênio do cinema”, dizia de si mesmo.

O porte físico de kim Jong-un denuncia o sedentarismo e que a paixão pelo basquete se limita à tela, porém, o cigarro na mão demonstra que os filmes produzidos na Era do Ouro em Hollywood e adorados por seu pai surtiram efeito maior. Kim Jong-un deve se achar Clark Gable ou John Wayne fumando cigarro e Ashton Kutcher no papel de Steve Jobs navegando em seu Smartphone.


Nenhum comentário: