sábado, 16 de fevereiro de 2013

Cultura em São José e Florianópolis

ONG Agir Cultural faz evento de abertura em 2013 e promete trazer mudanças por meio da arte

Neste sábado, 16 de fevereiro, às 22h, no Célula Showcase, Florianópolis dará espaço para uma ONG inovadora e capaz de mudar o pensamento dos jovens no que diz respeito a cultura. Com apenas três meses de atividade, a Agir Cultural é composta por 18 jovens a procura de muita cultura como base para interpretar a sociedade. A ideia surgiu entre um grupo de amigos de São José - todos envolvidos com música, arte visuais e cinema -, e se estendeu para a Capital.

Criada em 1º de Dezembro de 2012, a organização já tem até mesmo um projeto chamado Jornal Comunitário. Conversei com Ivan Tonon, formado em administração e um dos fundadores da Agir Cultural, e ele contou como está o processo para desenvolver a ideia. O principal objetivo é criar uma oficina de redação, em que os estudantes passem a ter um olhar crítico da comunidade, além de escreverem matérias que tragam os problemas sociais vistos por eles.

"Esse projeto já foi implementado uma vez pelo Fábio Bispo, um repórter aqui da cidade e ele foi feito através do Mais Educação pela prefeitura de São José. O projeto repassa um recurso para um oficineiro que vai trabalhar com alunos no contraturno das aulas. Mas percebemos que o projeto e o recurso não davam a estrutura suficiente para a pessoa trabalhar isoladamente. Então, não foi possível continuar. A gente percebeu que o projeto era bastante interessante, então conversamos com a Secretaria da Educação para viabilizar esse projeto através da ONG. Não vai ser só uma pessoa trabalhando.Vai ter um grupo de pessoas atuando no Jornal Comunitário dentro das escolas", contou Ivan.

O evento desta noite garante a abertura oficial da ONG em 2013. No cronograma, o debate “Possibilidades do sistema nacional de cultura”, com as presenças de Luiz Ekke Moukarzel superintendente da fundação Franklin Cascaes (além de músico e compositor), Eloise Dellagnelo, professora da UFSC, que trabalha com apoio a implantação do sistema nacional de cultura e Caê Martins, superintendente adjunto da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José.

Sobre o debate, Ivan Tonon comentou: Será breve, mas a gente espera que seja bastante coerente. O evento traz também uma oficina de grafite do artista urbano “Bagre”. Ele fará telas que serão leiloados e a verba destinada a incentivos para a arte e cultura.

A proposta de mudança da ONG Agir Cultural traz ainda a composição de um livreto, com produções textuais da doutoranda em poesia Elisa Tonon e do repórter Fábio Bispo.
"(...) É um fanzine, ela já foi organizada e diagramada. Queremos gerar a ideia de que as pessoas também podem produzir as próximas edições e que podem mandar. Esse é um fanzine colaborativo de vários artistas de Florianópolis e São José."
Para fechar a noite, a música vai tomar conta com as bandas Sociedade soul, Motel Overdose e Funk Flush, além do DJ Jean Mafra.

A nova ONG Agir Cultural,embora jovem e ainda sem recursos financeiros para manter uma sede, garante presença na internet com site elaborado, além de rede sociais como Facebook e Twitter. Sobre a festa que inaugura suas atividades neste ano, Ivan finaliza com um convite:

A gente vai fazer uma evento que vai reunir políticas públicas, debates, arte, cultura, música. É muito importante que todos compareçam. A gente espera todo mundo lá!

Portanto não esqueçam: o evento é no célula Showcase, com ingressos adiantados no valor de R$ 10. Para quem quiser conhecer mais sobre a ONG e ainda ajudar, acesse o site: www.agircultural.org




Nenhum comentário: