sábado, 19 de janeiro de 2013

Toalete do povão? Não

Falta de higiene dos usuários e pouca manutenção prejudica banheiros do terminal de ônibus de Florianópolis

A ideia de escrever sobre isso surgiu há tempos atrás quando entrei no banheiro do terminal de ônibus do centro de Florianópolis. A intenção ficou mais forte ainda quando em outra ocasião esbarrei com um senhor da limpeza do local. Pronto, o texto estava na minha mente.


A história começa quando adentrei o banheiro do terminal, no bloco A, e me deparei com a falta de higiene das usuárias e também da inexistência de utensílios básicos de limpeza em um banheiro. Pela quantidade de pessoas que passam pelo terminal, pode-se imaginar que os funcionários não dão conta da demanda, certo? A partir daí já fica difícil manter um lugar organizado. 

O segundo problema é que a grande maioria das mulheres que usam os banheiros são descuidadas e jogam papéis para todos os lados (quando há papel). Além de, pasmem, vocês, saírem sem lavar as mãos – fato este flagrado por mim dezenas de vezes. A boa convivência em um banheiro feminino e a boa higiene de uma mulher não faz mal a ninguém, não é mesmo? Não é porque usamos banheiros públicos que vamos deixá-los imundos.

A falta de utensílios é outro problemão. Você precisa usar o banheiro e não há papel, então você pega o papel de secar a mão. Depois tenta lavar as mãos e descobre que não há sabonetes. Que maratona! Para completar, o papel ainda é de má qualidade. Inclusive, presenciei usuárias do terminal reclamando da espessura do papel. É tão fino que mal dá para secar as mãos.

Toda essa falação parece bobagem, mas o banheiro público do terminal é um local onde muitas pessoas utilizam. Muitos turistas também param e constatam a precariedade e o descaso com essas pequenas necessidades.

Tanto as mulheres que utilizam os banheiros – e não só elas, o ”toalete” masculino deve estar no mesmo estado – quanto a limpeza e a manutenção devem ser feitas com atenção. Não custa nada preservarmos um lugar que ao menos uma vez na vida vamos precisar usar.

OBS: Pelo amor de Deus, coloquem sabonetes e papéis decentes! Tomem vergonha!



Nenhum comentário: