quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Noites vibrantes e dias de neve


As noites londrinas começam cedo. No inverno, os dias mais curtos fazem o sol desaparecer antes das cinco da tarde, quando, geralmente, os pubs da cidade começam a abrir suas portas. Era por volta das 19h30min quando o blues tomou The Hawley Arms. 

Há duas quadras da Candem Town Station, a rua Castlehaven Road abriga o famoso pub que Amy Winehouse frequentava. Nas paredes as fotos de uma das musas do blues britânico. No banheiro, as portas e paredes são inteiras escritas por homenagens e despedidas a umas das vozes mais marcantes do Reino Unido.

Mas não apenas os fãs de Amy frequentam Candem Town. Um dos destinos mais procurados de Londres oferece uma dezena de pubs, lojas e restaurantes. O ar alternativo deixa o bairro com uma cara mais jovem, embora as gerações se misturem. Ainda há muito o que se conhecer por lá, mas, sem dúvidas, Carlos Alberto da Costa Tavares marcou a nossa primeira passagem por Candem. 

Português, vive há 17 anos em Londres no bairro de Stockwell. Ele é músico, está todos os dias em algum ponto da cidade e, para a nossa sorte, justo naquele 24 de janeiro apareceu na frente da estação de metrô. Cartola preta, dreads, smoking. Se o cabelo fosse que nem a mata atlântica do Slash (ex-guitarrista do Gun's Roses) os dois poderiam ser facilmente confundidos.


Qualidade de primeira e voz absurdamente boa. A caixinha a sua frente ia enchia à medida que cada música era tocada tocada. Deixamos com ele um pouco mais de £3, muito bem investidas. Aliás, dentro de alguns metrôs de Londres é fácil encontrar bons guitarristas em busca de alguns trocados. Saindo da parte Norte da cidade e voltando para o Centro, andamos um bocado pela Picadilly Circus. 

Além das inúmeras lojas, é possível ver em alguns pontos de ônibus pessoas distribuindo panfletos de city tours. As empresas são várias e vale apena procurar na internet, antes, a mais barata. O Estopim pagou £29 e se aventurou num dia de muita neve a pegar aqueles ônibus de turismo para conhecer melhor alguns pontos da cidade.

Pra quem não quiser deixar tanto dinheiro assim nas mãos de agências de turismo, também é super tranquilo conhecer a cidade por conta própria. O metrô é de uma facilidade incrível e existem linhas para todas as zonas da cidades. Sozinho ou com amigos você pode aproveitar Londres.

Entre os Bairros Kensington e Chelsea, a Portobello Road é parada obrigatória. Um dos cenários do filme "Um lugar chamado Notting Hill", o mercado lembra muito a 25 de março, em São Paulo. Muita gente, a grande maioria turistas, e muitas lojas. Algo diferente e que merece destaque: o mercado é recheado de antiquários.

Peças realmente únicas de décadas passadas que, mesmo com preços salgados demais, são dignas de admiração. Se você cansar, há pubs nas esquinas. Os preços são acessíveis e há almoço. A estação de metrô é a Notting Hill Gate e há também um ônibus direto para lá.


Curiosidades:

  • Ainda não fomos em todos os pubs da cidade (meta que talvez será alcançada), mas a maioria deles aceita que os cachorros entrem. Os ônibus e metrôs também aceitam. Talvez pelo frio, talvez por terem certeza da boa educação que eles recebem. Vai saber.
  • Fazia mais de dois anos que não nevava em Londres. Mas também quando ela veio, tirou o atraso. Os três dias de neve - segunda, sexta e domingo - foram o suficiente para deixar a cidade branca. Cena de filme que mereceu ser registrada pelas lentes da câmera.
  • Existem bicicletas-táxi. Não existe um nome específico para isso, mas são como carruagens puxadas por bicicletas. Dependendo da região que você for, pode não ser barato. Mas é muito emocionante e vale a pena tentar uma negociação, vai que você consiga andar por uma pechincha. Se for brasileiro, suas chances aumentam. Os Londrinos realmente gostam de nós!
  • Para quem mora longe dos pubs e baladas há os Night Bus, linhas de ônibus que funcionam 24h, já que os metrôs fecham à 0h e os táxis podem não sair tão em conta.


Nenhum comentário: