terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A verdade é manca, mas sempre chega a tempo

Após uma década de renome, Luiz Inácio Lula da Silva é eleito o político mais corrupto de 2012

A palavra verdade pode ter vários significados, desde estar de acordo com os fatos e a realidade, ou ainda, ser fiel às origens ou a um padrão. Conceitos mais antigos abarcam a verdade como aquilo que é possivelmente real dentro de um sistema de valores. Em sua formação, um jornalista aprende que a verdade é sempre um ponto de vista, pois uma história nunca é contada fielmente como aconteceu.

Platão explicou e formulou o conceito de verdade como "Verdadeiro é o discurso que diz as coisas como são; falso é aquele que as diz como não são." (Crtas.,385b;v.Sof.,262 e; Fil.,37c). Há 10 anos vimos o Brasil inteiro partilhar de fatos contados da maneira como não são. Uma mídia extremamente bajuladora engrandeceu a imagem de Luiz Inácio Lula da Silva, contando realizações e feitos mascarados, os quais levaram a população a acreditar que o Mensalão nunca existiu e foi apenas intriga da oposição.

Porém, o Brasil inteiro pode se preparar para ver a casa do ex-presidente da República caindo tijolo por tijolo e isso começou no dia 13 de janeiro. Lula adorava usar em seus pronunciamentos a frase “Pela primeira vez na história deste país”, um grupo de pessoas teve a ousadia de ir ao vão do Masp, em São Paulo, protestar contra a corrupção governada por Lula, com chamadas como “ Lula Ladrão” e “ Lula é o pai do Mensalão” . Centenas de pessoas que passaram pelo local apoiaram e milhares participaram pelas redes sociais.

No domingo, 20 de janeiro, a história continuou com a enquete realizada no Facebook pelo Movimento 31 de Julho, movimento anticorrupção que atua na internet, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou com 65,95% , equivalente a 14.547 votos, o Troféu Algemas de Ouro, prêmio criado para eleger o político mais corrupto de 2012.


Tal como Roma que não foi construída nem destruída em um dia, certamente, a imagem de bom-moço de Lula não mudará do dia para a noite, entretanto, os pequenos acontecimentos contados como são, e não fantasiados prontamente abrem a cabeça dos brasileiros para outra verdade, ou jornalisticamente falando, para outro ponto de vista.


Nenhum comentário: