sábado, 12 de janeiro de 2013

23! Permutações de vinte e três

Somas, subtrações, permutações, combinações. Você tem o 23 na sua vida?

Eu sei que a história parece manjada, mas como existem desavisados e pessoas que não acompanham o cinema como os cinéfilos, resolvi trazer um pouco do filme Número 23 (2007), de Joel Schumacher. O filme retrata a história de Walter Sparrow (Jim Carrey), que gira em torno de uma obsessão pelo livro “número 23”. O personagem era um funcionário do canil municipal, casado e com um filho. Certo dia, sua esposa lhe dá um livro que modificaria sua vida. Ao ler, o homem descobre que sua própria existência parecia estar sendo contada. A partir de então, ele passa a ver o número 23 em todos os lugares, em todas as datas, endereços, enfim, em tudo.


O longa-metragem traz a ideia do antigo pensamento do negativismo sobre o número 23. Pesquisando por um tempo, achei indícios de algo curioso que divido com vocês. Algumas coisas inusitadas acontecem se ficarmos somando e diminuindo números, não acham? Depois de assistir ao filme, constatei que meu nome completo tem vinte e três letras, que moro no apartamento vinte e três, que a placa do meu carro tem 23 e que a vaga da garagem também é 23 (a vaga não é de acordo com o número do apartamento). Minha irmã tem 23 anos e por incrível que pareça, eu nasci no dia 5, que são as somas de 2+3. Claro, se você começar a divagar sobre os números, com certeza vai chegar em conclusões parecidas. Mas o que falar de fatos que aconteceram sucessivamente no mundo todo?

William Shakespeare nasceu no dia 23 de abril de 1564 e morreu no dia 23 de abril de 1616. O trópico de Câncer fica 23,5 graus ao norte, enquanto o de Capricórnio fica 23.5 graus ao sul. O alfabeto latino (sem W,K e Y) tem as famigeradas vinte e três letras. “Salmos”, o mais longo livro da Bíblia, é o vigéssimo terceiro do Velho Testamento. A Terra gira em um eixo de 23 graus. Dois dividido por três é igual a 0,666, o chamado número da besta. As torres gêmeas cairam no dia 11 de setembro de 2001, temos as somas de 11+09+2+0+0+1 = 23. O Titanic afundou na manhã do dia 15 de abril de 1912, suas somas dão o número 23. Duzentos e trinta pessoas morreram no acidente do vôo 800 da TWA, cuja explosão começou nos assentos 23J e 23K. O Desastre de Chernobyl aconteceu no dia 26 de abril de1986, a 01h 23min da manhã. Lembrando que a posição geográfica da usina é de 52°23’23’’N e 30°5’58’’ E. As explosões de Waco e Oklahoma City ocorreram no dia 19 de abril, temos as somas de 19+4 =23.


No corpo humano a coisa não é diferente

Cada pai contribui com 23 cromossomos para o DNA do filho e é o 23° cromossomo que determina o gênero de um ser humano. O ciclo de bioritmo do corpo dura 23 dias. E por fim, o sangue demora 23 segundos para circular pelo corpo inteiro. Também não podemos esquecer que a adição dos nomes Jim Carrey e Joel Schumacher chegam às somas dos 23. Números, números e números! Quem não fica louco vendo tantos?

O filme é irreverente, pesado e confuso muitas vezes. Mas traz a ideia da maldição do número e como ele pode levar coisas ruins para quem começa a acreditar nele. Suposições estas que a matemática ajuda a concretizar. Coincidência ou não, espero que você não tenha nascido no dia 23.


Nenhum comentário: