quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Um dia para uma amiga

Exatamente hoje é comemorado o Dia Internacional da Televisão, a companheira de tantas pessoas, seja daquela vó que é fascinada por uma novela, daquela galera reunida no domingo à tarde para ver o futebol,  daqueles que gostam de dormir com aquela leve luz e sons transmitidos pela mesma, e até mesmo em salas de espera ou recepções de empresas e clínicas, as quais, para fazer com que a espera seja mais tolerável, utilizam esse macete como distração.

Tudo começa em 1923 quando Vladimir Zworykin registra a patente do tubo iconoscópico para câmaras de televisão, o que tornou possível a televisão eletrônica. Em Fevereiro de 1924, o primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica é demonstrado em Londres, e, posteriormente, imagens em movimento, a partir de 30 de outubro de 1925. Um sistema eletrônico completo foi demonstrado por John Logie Baird e Philo Taylor Farnsworth em 1927. O primeiro serviço analógico foi a WGY, inaugurado em 11 de maior de 1928, em Schenectady, Nova Iorque. Os primeiros aparelhos de televisão eram rádios com um dispositivo que consistia num tubo de néon com um disco giratório mecânico (disco de Nipkow) que produzia uma imagem vermelha do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição apareceu na Alemanha em março de 1935, mas estava disponível apenas em 22 salas públicas. Uma das primeiras grandes transmissões de televisão foi a dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. O uso da televisão aumentou enormemente depois da Segunda Guerra Mundial devido aos avanços tecnológicos surgidos com as necessidades da guerra e à renda adicional disponível, afinal os televisores na década de 30 custavam o equivalente a 7000 dólares (no ano de 2001) e havia pouca programação disponível.

Em 1954 surge a televisão em cores na rede norte-americana NBC. Um ano antes o governo dos Estados Unidos aprovou o sistema de transmissão em cores proposto pela rede CBS, mas quando a RCA apresentou um novo sistema que não exigia alterações nos aparelhos antigos em preto e branco, a CBS abandonou sua proposta em favor da nova.
Em 1960 a japonesa SONY introduz no mercado os receptores de televisão com transistores. O satélite Telstar transmite sinais de televisão através do Oceano Atlântico em 1962. A miniaturização chegou em 1979 quando a Matsushita registrou a patente da televisão de bolso com ecrã plano.

No Brasil, a primeira transmissão de televisão deu-se por conta do leopoldinense Olavo Bastos Freire, que construiu os equipamentos necessários e transmitiu uma partida de futebol em 28 de setembro de 1948, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Por aqui, os canais da denominada rede aberta, são Globo, SBT, Record, Band, entre outros, podendo variar de região para região, ou até de bairro para bairro. E ainda temos as via satélite, Sky, Net, Claro Tv, entre outras.

Os denominados gêneros televisivos variam bastante: novelas, filmes, programas de entrevista, telejornais e tudo mais que der na telha de forma a entreter, aliciar ou alienar, ainda temos as publicidades e propagandas, batalhas épicas de empresas quando se trata de um misero minuto que seja, naquela noite de último capitulo da novela, em que será revelado o fulaninho que matou o ciclano, duas horas de novela, para que mais de meia hora estas empresas desembolsem fortunas para coagir novos clientes, e a própria novela em si, ainda consegue lançar modas de sotaque e vestimentas.

Atualmente a diferença é claramente visível, quem sonharia com televisores em 3-D, que não tem programação para tal fim, mas ainda sim, com acesso a internet, que bobagem, vão usar um computador e não encham o saco ou utilizem-se de um cabo HDMI na necessidade de uma tela maior, que em opinião própria, só se explica em caso de exibição de filmes. Além disso, também temos a qualidade HDTV, (a real “alta definição”, não como a da Alemanha em 1935) em 720p (1080 por 720), a 1080p (1920 por 1080) e a novidade que já vem a caminho QUAD FULL HD 2160p (3840 por 2160) já que estamos na necessidade de enxergar a alma da pessoa pela televisão. Programa ao vivo então não se imaginava de forma alguma, copa do mundo tinha seus jogos gravados no estádio que sediava tal fato e a fita era enviada via avião e exibida com um dia de atraso, porém era novidade pois só assim mesmo.

Toda evolução deste fascinante aparelho deve-se a evolução de câmeras, sistemas, satélites, a famosa “tecnolojinha” como diria um amigo, mas estas ficam para um texto futuro.
Leonardo Santos

Nenhum comentário: