terça-feira, 30 de outubro de 2012

Todos, todos mesmo, usamos Jeans

Quem nunca colocou alguma peça jeans? Até tênis, cintos, colares. O jeans dominou o planeta. Você pode pensar em qualquer lugar do mundo, neste exato momento, há uma multidão de pessoas a usar jeans. As pessoas não percebem, mas a história do jeans possui uma essencialidade que nos faz tê-lo freqüentemente e sem esta história, ele poderia não estar aí. Pois bem, vamos resenhar essa história desse sujeito passivo e ativo que circula pelo mundo em bundas grandes, pequenas, braços, saias, shorts, e em mais um monte de coisas! No século XXI ele é a marca registrada do vestir. Não importa de onde somos ou o que vestiremos além dele. É uma peça de roupa básica e sua história faz-se necessária. Imagine se aqueles senhores barbudinhos, engraçados, com cara de filósofos, algum dia, não tivessem transformar lona em calça de mineradores! Detalhe: Quanta criatividade. Nossa Senhora! Seres humanos de 2000 e poucos sem o jeans nos make ups usariam o que? (Cri-cri-cri).

Não venham os machões de plantão desconversar que este assunto é desimportante, seria deselegante e ficaria insatisfeita em ouvir reclamações de o porquê desta matéria. O jeans é essencial e é por sua história que hoje, podemos praticamente todos os habitantes do Mundo, agradecer o destino que nos uniu.

-Obrigada, Lord Jeans, agradecemos a sua incessante boa vontade em descomplicar! Coloco você e sigo feliz, pro trabalho, pro café, para festa, para o lugar que for!

A história do cisne

Mais ou menos como o patinho feio que se tornou cisne na história infantil O Patinho Feio, o brim, que hoje é uma peça glamourosa  encontrado em todas as roupas e camadas sociais, foi, antes da sua “fama”, lona. Segundo o livro Dicionário da Moda, de Marcos Sabino, antes de dominar o planeta, o jeans era apenas uma lona, usada na cobertura de barracas, no século XIX. Os imigrantes Levi Strauss e Jacob Davis foram os protagonistas, com a ideia de transportá-lo para calças marrons usadas por mineradores do oeste dos Estados Unidos. Jacob Davis foi o idealista, colocou rebites de cobres para reforçar as calças que fabricava com o tecido fornecido por Levi Strauss- comerciante.
Modelo 501
É interessante lembrar que a marca Levi’s, teve como idealista Levi Strauss que foi quem registrou a invenção da peça, produzida na sequencia por Strauss, com brim azul. Em 1890 esta marca criou seu modelo mais famoso, a calça 501.

Na década de 1940 - O termo “jeans” passou a ser usado , nos Estados Unidos para caracterizar a calça de brim azul, uniforme da juventude da época. Em meados de 1950- Usado pela juventude rebelde americana, influencia o mundo todo. No Brasil a pioneira a fabricar as chamadas calças de brim foi a marca Far-West, uma versão do jeans americano.

Agora, vamos falar sério, não há nada mais prático, básico e versátil do que uma boa peça jeans! Imagine nós, de calça social para cima e para baixo, não haveria graça! Pode ficar grudenta no verão, pode ser muito básico, pode ser desconfortável, ‘as vezes, mas ninguém o substitui por um outro tecido...
Bruna Moraes

Nenhum comentário: