quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Os voadores irritadinhos

Nos tempos atuais, dificilmente você encontrará alguém com um smarthphone que não esteja repleto de jogos para entretenimento, utilizados geralmente para diminuir o tempo nas viagens de ônibus, filas de bancos e diversas outras situações do dia a dia. E dentre estes jogos, o mais comum é “Angry Birds”.
Angry Birds é um jogo de ação desenvolvido pela Rovio Mobile da Finlândia, no qual o jogador utiliza um estilingue para lançar vários tipos de pássaros contra os terríveis porcos verdes, que anteriormente roubaram seus ovos. Dispostos em estruturas constituídas de vários materiais, em todos os níveis é necessário eliminar todos os porcos do cenário. E para controlar os pássaros, o jogador dispõe de um estilingue que permite lança-los diretamente sobre os porcos ou sobre as estruturas, as quais ao serem destruídas geram pontos ao jogador.

No início, o pássaro vermelho, que é o mais básico de todos, é o único disponível. Ao longo da história é possível desbloquear novos pássaros, alguns possuem vantagem para destruir determinado elemento, outros possuem características únicas e uma habilidade, que é ativada tocando na tela enquanto o pássaro voa. Como por exemplo, existe um pequeno pássaro azul que pode se separar em três, um pássaro preto que pode explodir, o pássaro amarelo pode acelerar e o pássaro branco pode soltar ovos explosivos. Os porcos também possuem as suas diferenças, mais precisamente, no tamanho. Enquanto os porcos pequenos podem ser destruídos por simples detritos, os maiores possuem mais resistência a estes detritos, além de que em algumas fases do jogo, também existem capacetes que protegem os porcos.

O sucesso é tanto que ele hoje já está disponível para iOS, BlackBerry PlayBook, PC, PSP, PlayStation 3, PSVita,Mac OS X, Android, WebOS, Maemo, Symbian^3, uma versão para o navegador Chrome, do Google e para as redes sociais Google+ e Facebook. Além disso, vestuários, réplicas e pelúcias dos personagens são comercializados por todo o mundo, se tornando numa franquia. Além do padrão é possível baixar e jogar também nas edições: Angry Birds Seasons, este que traz atualizações frequentemente nas lojas de aplicativos, além de novos pássaros, mundos e fases; Angry Birds Rio, que muda um pouco as coisas e é inspirado no filme Rio, aqui ao invés de matar os porcos, você libera pássaros do contrabando; E também Angry Birds Space, que traz os heróis e vilões na velha disputa pelos ovos, só que agora em outros planetas. No começo do mês foi anunciado também que o game terá mais uma edição, denominada de Angry Birds: Star Wars, inspirada no clássico filme espacial, esta edição deve ser lançada no dia 8 de novembro.
Em suma, é um jogo que vai prender sua atenção durante um tempo e conforme a dificuldade aumenta, passa a incomodar de uma forma que você poderá abandona-lo, mas num dia qualquer, em momento de bobeira, você acabará voltando.

Leonardo Santos

Nenhum comentário: