quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Coisas

Não há nada mais chato do que escrever por obrigação! Mentira! Na verdade não há nada mais chato do que escrever! Não. Ainda não consegui expressar o que quero. Tudo bem, não estou falando sobre a minha sensação quando escrevo. Esse que vos fala estava apenas introduzindo qualquer coisa. Dessa forma, conseguirei fazer com que o texto converse com o título. Não que isso seja necessário, pois entendo que você goste de ser enganado, se brasileiro, acostumou-se com o engano das operadoras de telefone, dos políticos, das coisas. Pronto leitor ansioso, a partir do próximo ponto final vou me aprofundar nas coisas que vim pra falar.

Antes– e é evidente que é antes porque ainda não falei nada – digo-vos ou digo-lhes, escolham a colocação predileta e retomem a leitura. Vim para falar das coisas e vou usar a palavra nesse texto em 25 oportunidades contando com as coisas desse parágrafo e com a coisa do titulo, incluindo as que estão no plural e singular. Depois você conta. Enfim, o tema não é da minha preferência, é apenas para satisfazer à liberdade, melhor, à Libertá. Com o acento grave, não me recordo por que regra, mas tem o acento denotativo da crase. Essa é a verdade e talvez por isso eu tenha começado o texto com aquele imbróglio.

A verdade é que certas coisas são difíceis de explicar. Impossíveis de passar para o papel de modo satisfatório. Difícil mesmo. Quando se vai falar sobre qualquer coisa é necessário ter algum conhecimento sobre a coisa. Mas quero ver quem se vira para falar dessa coisa que é a coisa. Porque coisa pode se qualquer coisa. Santo Deus! Qual o sinônimo de coisa? Quem sabe troço, mas troço me lembra outra coisa mais específica e fisiológica. Melhor não.

Ilustremos: ou, pensa! Pensa em qualquer coisa... Pega essa coisa e coloque na sua mão. Coube? Pois bem, joga pra cima. Não coube? Muito grande? Senta em cima. Voltando a quem jogou pra cima, conseguiu pegar de volta? Guarda no bolso. Não da pra guardar no bolso? Esquece, pensa em outra coisa para entrar na brincadeira. Garanto que já estás com outra coisa na mão.

As pessoas não sabem pensar em qualquer coisa. Primeiro porque são preguiçosas, segundo porque é muito amplo o desafio, terceiro eu não sei, mas ainda deve ter outra coisa que explique. Está deixado o recado. Qualquer coisa que vos intrigar desabafe, tentarei escrever a respeito. Ah! Só mais uma coisa. Para chegar as 25 coisas que prometi.

Nícolas David

Nenhum comentário: