terça-feira, 18 de setembro de 2012

A amizade - doce e secreta

O doce e o secreto são o que fazem a amizade ser fantástica. São doces e secretos os olhares, os abraços, os segredos que carregamos um do outro. Úteis e insuportavelmente necessários, os amigos são presentes que o destino e a vida plantaram no lugar certo. Lugar certo, pois com toda a quantidade de seres humanos habitando o espaço terrestre justo Você, Meu Amigo, veio parar bem ao meu lado. Veio me dar ajuda e proteção, veio parar bem no meu trem? Bem na mesma rua? Bem na mesma praia? Bem na mesma aula? Bem no mesmo restaurante? É fácil aguentar as críticas não construtivas, os julgamentos insignificantes, as pedras que insistem em aparecer no nosso caminho quando nos preenchemos da doçura repugnante que abraça nossa alma – a amizade dessas pessoas que surgiram ali, naquele lugarzinho: a nossa vida. 

Na doçura de nossas diferenças, nos encontramos e nos mantemos em equilíbrio, no fio fino e trêmulo que caminhamos e quando desequilibrados, opa! 

- Amigo, cadê você? 

Ele surge rapidamente e nos alcança a mão! Quem ama cuida e compreende. Quem só critica, não conhece, não pergunta, não questiona e não espera nada de bom do outro, já que essa pessoa, única e exclusivamente, apenas, mesmo que inconscientemente, apenas critica. Deus me livre desses seres! Graças ao Lord que me sinto bem protegida contra tudo o que não me acrescenta. 

A amizade é um mundo paralelo no meio a maré estranha de pessoas que fazem parte da nossa vida. Ninguém sabe nem vê. Só nós - eu e eles, meus amigos. Lado, doce e secreto, que quieto, insiste em rechear nossa personalidade e quando apreciada pelos malucos que resolvem nos carregar no peito, funciona como uma bênção. Os pais e avós também entram neste patamar, já que nos amam queiram os infelizes, que não nos gostam, aceitem ou não. Amam-nos incessantemente, diga-se de passagem, como nos contos de fada lindos, onde o príncipe encantado e a princesa ficam felizes para sempre. 

Sabe quando somos aceitos pelo outro, mesmo quando esse estranho, conhece os nossos lados mais esquisitos? Isso é amizade. A magia da amizade está conectada ao encanto vindo de outra pessoa ao nosso lado secreto. Todos temos lado secreto, ele fica escondido no riso e é aceito pelos nossos amigos. É uma coisa mágica, tão doce que repugna a sensação de ser, não apenas aceito, mas protegido e cuidado pelo Outro. Um lado secreto, que digo de novo, repugna de tão doce.

Bruna Moraes

Nenhum comentário: