quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O meio depois do fim: A Competição dos Heróis

Ao encerrar os jogos olímpicos no último dia 12 Sebastian, Coe presidente do Comitê Organizador de Londres 2012, festejou dizendo: "Quando nosso momento chegou, fizemos tudo certo!", porém ainda não acabou, pois hoje teremos a abertura das Paraolimpíadas. Realizada pela primeira vez em 1960 em Roma, teve sua origem em Stoke Mandeville na Inglaterra, onde as primeiras competições ocorreram para ajudar na reabilitação dos militares atingidos na Segunda Guerra Mundial. Em 1976, pela primeira vez houveram competições voltadas para deficientes visuais, amputados, pessoas com lesão na medula espinhal, entre outros, totalizando 1600 atletas de 40 países que participam de 25 modalidades que compõem o programa destes jogos. O Brasil teve bastante destaque nas últimas edições, tendo estreado em 1976, encerrou a competição de 2008 dentre os 10 primeiros no quadro de medalhas, ficando em nono lugar com 47. Dos competidores paraolímpicos brasileiros, destaque para os nadadores Clodoaldo Silva e Daniel Dias e os corredores Lucas Prado, Ádria Santos e Terezinha Guilhermina.

Curiosamente e até um pouco trágico, existe um atleta que competiu em olimpíadas e depois em paraolimpíadas, Pál Szekeres, um esgrimista húngaro, medalhista olímpico de bronze em Seul (1988) por florete por equipe, sofreu um acidente automotivo em 1991, e acabou por perder os movimentos dos membros inferiores, passando a utilizar uma cadeira de rodas. Porém não se deixou abalar, no ano seguinte já estava competindo como atleta paraolímpico e assim conquistou medalha de ouro em florete individual em Barcelona (1992).

Londres 2012 será os maiores jogos paraolímpicos da história deveremos ter 4200 atletas, trazidos pelos 150 países, entre esses os estreantes, Gâmbia, Guiné Bissau, Libéria, Malauí, Moçambique, Coréia do Norte, San Marino, Ilhas Salomão, e as Ilhas Virgens Americanas, além do retorno de Trinidad e Tobago, que retorna a competição 24 anos depois, desde sua ausência em Seul. 

Os jogos paraolímpicos de Londres 2012 serão os primeiros desde Sydney em 2000, onde os atletas portadores de deficiência mentais estarão autorizados a competir, pois o Comitê Paraolímpico Internacional autorizou o retorno deles aos jogos. Eles irão competir em atletismo, natação e tênis de mesa. Serão 20 esportes que compõem o programa dos jogos: Atletismo, Bocha, Ciclismo, Estrada, Pista, Basquetebol em Cadeira de Rodas, Equestre, Esgrima em Cadeira de Rodas, Futebol de Cinco e de Sete, Golbol, Judô, Levantamento de Peso, Natação, Remo, Rugby em Cadeira de Rodas, Tênis em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Tiro com Arco, Tiro, Vela, Voleibol. Os Jogos , ocorrem desde o dia de hoje, 29 de Agosto, até 9 de Setembro. Porém a Vênus Platinada e Pica Pau Enterprises não batalharam por direitos de transmitir este evento, que tem certo espaço na TV a cabo, mas também nada alarmante e altamente exibicionista como os jogos olímpicos. 

Em meio a isso, há os mascotes olímpicos e paraolímpicos, os irmãos Wenlock (a direita) e Mandeville(a esquerda). Wenlock homenageia a cidade de Much Wenlock, onde, desde 1850, ocorrem “Jogos Olímpicos” entre os habitantes do município. O evento ajudou a inspirar as Olimpíadas verdadeiras, inauguradas em Atenas-1896. O mascote carrega cinco braceletes coloridos, cada um representando os continentes presentes em Londres-2012, e tem um pódio desenhado na cabeça. Já Mandeville teve seu nome tirado do hospital Stoke Mandeville, na cidade de Aylesbury. O centro de saúde organizou os primeiros jogos para atletas com deficiências ou amputados.

Além disso, foram criadas algumas animações, bem infantis, dos dois mascotes, mas se você estiver livre agora, dê uma olhada:

Assim como em todas outras competições, vamos torcer por nossos atletas já vitoriosos por estarem concorrendo nos variados esportes adaptados e que tragam consigo medalhas de ouro, prata e bronze.

Leonardo Santos

Nenhum comentário: