sábado, 28 de julho de 2012

O Hamburgão que todo mundo quer comer!

Continuando a matéria sobre a via gastronômica, hoje teremos o Hamburgão Lanches para abrir o apetite de sábado!

A ideia surgiu com a criação de um pequeno drive na rua. Cresceu ao ponto de se tornar uns dos mais conhecidos e queridos lanches da região de Coqueiros. Afinal não é sempre que encontramos uma vista para o mar, perto da polícia, estacionamento e comida de qualidade, não é? Ah, esqueci de falar: tudo isso por um ótimo preço.

O Hamburgão Lanches surgiu em meados de 1978, quando existia apenas o outro concorrendo, o Bikão Lanches. Com apenas os dois na localidade, a clientela se avolumou e mantem-se firme até hoje. Seu Ademilson da Silva, que me concedeu a entrevista, está há 15 anos trabalhando como garçom e garante: “Não é porque é a gente, mas o nosso aqui é bom. Não é a gente que diz, é o cliente. As pessoas vem de longe para comer aqui.”

Existe um projeto de revitalização feito pela Prefeitura Municipal de Florianópolis para padronizar toda a região da orla e está desde 2008/2009 sendo discutido com a comunidade. A ideia inicial era criar ciclovias e decks de madeira por toda a região da Praia da Saudade, do Meio e do Rizzo. Além de bicicletários, quiosques padronizados e áreas contemplativas com bancos. Tudo isso, na época, ficava em torno de R$995 mil. Seu Ademilson espera que a ideia não saia do papel, já que não só a tradição de seus lanches, mas de tantos outros da região teriam que ser tirados de lá.

Já a parte da segurança, não há do que reclamar. Com o Posto da Polícia Militar localizado bem na frente, nunca houve sequer um assalto com os carros parados na região. Mesmo com a reforma (pra lá de demorada, cerca de seis meses), o posto mantém a estabilidade para os clientes ficarem à beira da praia, curtindo aquele lanche.

Perguntado qual o prato que o pessoal mais gosta, recebi a sincera resposta: “Todos eles vendem bem. Todos eles, sem exceção.” Como sou curiosa, fui fuxicar o cardápio e adivinhem o que descobri? Tem até doses de Whisky e mais diversas outras bebidas. É mole?

Nessa empreitada, encontrei com o cliente mais fiel do Hamburgão, o senhor Otto. Ele frequenta o local quase todos os dias, há cerca de quatro anos. E os elogios não são pequenos: “Noventa por cento vem para comer lanches. Mas é muito gostoso, é uma janta né?”

Como tem muito movimento, o trabalho é ferrenho e não sobra tempo para fazer tele-entregas. Mas para não deixar o cliente na mão, eles fornecem a pronta-entrega: você liga, faz o seu pedido e só vai buscar! E segundo o chapeiro, mais conhecido como China, é só pedir que ele faz seu lanche em quatro minutos. É muita rapidez e eficiência, não é não?
A nossa preocupação é fazer o cliente sair satisfeito com o nosso lanche e fazer uma propagando positiva. Afirma Edimilson.
O Hamburgão Lanches está localizado na Rua Desembargador Pedro Silva, ao lado do posto Policial, em Coqueiros, Florianópolis. Seu funcionamento é das 17h às 00h, todos os dias. O telefone é: (48) 3028-0357.

Crédito das fotos: Rafaela Bernardino
Rafaela Bernardino

Nenhum comentário: