terça-feira, 24 de julho de 2012

Ideologia, eu quero uma pra viver

O Conflito das Ideologias esclarece e negocia uma autonomia e então debatemos, mas cabecinha ou cabeção, toda opinião é uma sugestão

Beatriz Kushnir em seu livro Cães de Guarda diz que após o regime militar do Brasil todos os jornalistas tornaram-se censores de si próprios, por medo da represália feita pela ditadura, e também se refere aos jornalistas que propagandeavam o modo ditador de governar um país como algo benévolo à população. A autora traz na introdução do livro a seguinte frase: "O objetivo é iluminar um território sombrio e desconfortável: a existência de jornalistas que foram censores federais e que também foram policiais enquanto exerciam a função de jornalistas nas redações".

É reconhecida a ligação entre jornalista e jornal, e, por conseguinte, jornais e instituições. Tudo o que sai nos periódicos é aquilo que é de interesse do Editor-Chefe assim como trata a teoria do Gatekeeper, ou Teoria da Ação Pessoal, que tem suas primeiras definições já em 1950 por David Manning White. A relação entre jornais e organizações não é recente, essa referência é feita pelos jornalistas desde o reconhecimento das grandes mídias como tais e, parafraseando as linhas de Cremilda Medina em Notícia um Produto à Venda, o Brasil sempre teve sua imprensa ligada a dogmas sugeridos por outras instituições, que tenham um interesse de divulgar determinado acontecimento para induzir o leitor a pensar daquela, ou desta forma, seja esta uma organização política, em épocas de regime repressor, ou privadas, corroborando com as críticas de hoje, e subjugando a população como massa acrítica.

Na obra de Nélson Jahr Garcia, Propaganda: Ideologia e Manipulação há um conceito para justificativa do controle ideológico:
Por mais que um grupo elabore sua ideologia, ocultando que se refere exclusivamente a seus objetivos, para obter o apoio dos demais, é possível que estes acabem por adquirir consciência de sua própria posição na sociedade e de que seus interesses são diversos. Nessa hipótese, poderiam formular outra ideologia, mais adequada às suas condições, que os levaria a agir em sentido diverso daquele pretendido pelos emissores da propaganda. Por essa razão, os grupos que propagam suas ideias, geralmente procuram evitar que os receptores possam perceber a realidade por outro prisma que não aquele que lhes é proposto. Fazem isso tanto impedindo a formação de outras ideologias como neutralizando a difusão das já existentes. O controle ideológico compreende todas as formas utilizadas para que determinados indivíduos e grupos não tenham condições de perceber sua realidade e, assim, fiquem impedidos de formar sua própria opinião. (Capítulo: Controle ideológico disponível no Ebook Brasil)
O conflito das ideologias referenciado por Louis Althusser, diz que mesmo a maior ideologia manipulando as outras também manipulam, ou seja, ir contra uma Ideologia Manipuladora é entrar em outra menor, mas ainda assim manipuladora.

Adilson Costa Jr.

Nenhum comentário: