quarta-feira, 25 de julho de 2012

Retratos de uma realidade

A exposição Infância Roubada chega ao Floripa Shopping para trazer uma realidade ainda desconhecida na Capital

Rostos de olhares penetrantes. 13 infâncias roubadas são retratadas nas fotos de Philippe Arruda, no segundo andar do Floripa Shopping. A exposição Infância Roubada abre as cortinas e mostra as crianças da Comunidade Frei Damião, por meio de nove fotos que são a cor e a forma de uma realidade bem próxima de nós. Elas congelaram expressões que representam não só uma comunidade esquecida, mas um país que peca quando o assunto se refere aos pequenos.

Considerado um dos bairros mais pobres e miseráveis de Santa Catarina, o Frei Damião fica na cidade de Palhoça. Lá, moram milhares de crianças que, desde cedo, precisam encarar uma vida de gente grande, aprender a viver com a pobreza e a subdignidade.

Para o fotógrafo Philippe, uma imagem vale mais que mil palavras. Essas nove fotos valem tanto quanto.O não-uso das legendas faz com o que os visitantes viajem pelos olhos, cabelos, rostos, bocas e roupas de cada criança fotografada. Quais as histórias que estão dentro daquelas molduras? De quem são aqueles sorrisos? "Aqui não tem o que descrever, não tem o que dizer", explica o fotógrafo emocionado.

Em um dia Philippe eternizou, em suas fotos, os sorrisos esperançosos dos pequenos que, mesmo com os olhares de quem já sofreu por anos, não deixam de lado a inocência de criança. "Infância roubada já é um chavão, significa que eles não têm infância, que foi perdida. Essas crianças Já estão ajudando a trabalhar, já sofrem. A infância deles é diferente do que foi a minha. Por mais que eles brinquem, lá [no Frei da Damião] a formação é outra", conta.

O espaço pequeno da sala aproxima os quadros dos visitantes. É possível sentir cada sorriso e ouvir as risadas dos pequeninos. A exposição chega para transmitir ao público o que o artista sentiu ao estar com aquelas crianças. "Não tem quem não fique comovido. Não é nem comovido, é incomodado. Tem fotos que eu acho lindas, mas elas incomodam”, afirma. 

Serviço:
O que: Exposição “Infância Roubada” de Philippe Arruda
Quando: Até 12 de Agosto
Quanto: Gratuito
Onde: Floripa Shopping – Piso L2, ao lado da loja Santa Lolla



Crédito das fotos: Thaís Teixeira
Thaís Teixeira

Nenhum comentário: