sábado, 5 de maio de 2012

O lado “sinistro” da vida


Vida de canhoto não é fácil. Chamados também de esquerdinos e sinistromanos, as pessoas que escrevem com a mão esquerda são alvos das mais estranhas situações. Quem carrega este suposto “fardo” sabe a dificuldade que se torna manusear coisas que para os destros são fáceis. 
     
A ideia de escrever sobre os esquerdinos veio na aula de Teoria da Comunicação. Tive a grande surpresa de não ter carteiras suficientes para os “sinistros” na sala de aula. Entre tantos milhares de lugares para sentar, só havia um que era destinado aos tais. E imaginem, estávamos em prova. Só tinha um lugar, como pode isto? O resultado foi claro, fiz a prova toda torta! Comecei, então, a pensar em como era difícil essa vida. Aposto que os destros nunca pensaram sobreo assunto. Mas nada impede de falarmos agora. 

A querida tesoura.  Já tentaram cortar um papel sem se enrolar todo? Este lindo artefato foi feito para os destros, os canhotos que se entortem. Já pensaram em abrir uma lata? Não, isso não te pertence, esquerdino. Trate de aprender com a direita ou então vai ficar a vida toda sem o atum! E o saca-rolhas? Também não te pertence. Nada de vinhos pra você. Nem preciso citar as torneiras né? Parece gozação, mas a grande maioria delas abrem pelo lado direito. E outra, tenho certeza que quase ninguém repara, mas as maçanetas das portas só abrem pelo lado direito! Dá para acreditar? Para fechar, vamos para o lado da música. Se você é guitarrista e canhoto, está ferrado. Inverta todas as cordas para aprender ou trate de pegar o jeito da coisa. Coitado do seu professor, vai ficar tão torto quanto você.

Bom, se isso ainda parece pouco, vamos caminhar pelo lado conspiratória da coisa. Segundo os escritos da Bíblia Sagrada, Eva foi criada a partir da costela esquerda de Adão, o que remete a muitos fiéis uma ideia de que qualquer coisa esquerda seja relacionada com pecado ou tentação. Outra curiosidade é que o Dia Mundial do Canhoto é no dia 13, o número do azar. Calma, tem coisa pior. Alguns estudiosos na área da mente humana ressaltam que pessoas canhotas tem menor habilidade espacial, e, portanto, tem mais chances de morrer em um acidente. Calma, ainda tem pior. Indivíduos sinistromanos possuem mais tendências a sofrer com alergias, depressão, epilepsia e esquizofrenia! Ótimo! Além de descobrir que posso ter sérios problemas mentais, que vou ser péssima motorista, ainda tenho que lidar com o fato de Deus estar contra nós! Jesus, meu mundo acabou!

Tudo bem, sem tanto drama. Não é o fim do mundo, afinal o Presidente dos Estados Unidos é canhoto. Alguma coisa certa deve ter nisso! E tem. Para alguns esportes, por exemplo, ser canhoto é muito vantajoso. No futebol, jogadores esquerdinos são frequentemente mais habilidosos, no qual os tornam mais valiosos, já que sabem jogar no lado esquerdo do campo melhor que os destros. Outro exemplo é no Hockey de Gelo, que há mais atiradores esquerdinos a destros. Neste mesmo esporte, a maioria dos goleiros foram gradativamente se tornando sinistromanos para suprir a demanda de jogadores canhotos. No Tênis e no Boxe há uma grande vantagem também, já que os adversários são obrigados a se defender do lado oposto ao de costume.

 Depois de toda essa filosofia, ou os destros estão com pena - porque vamos morrer mais cedo - ou então, os canhotos estão desesperados para tentar aprender tudo com a mão direita. Calma, isto só foi um alerta para percebamos como as pequenas coisas do dia-a-dia podem ser um tanto quanto incomodativas. Serviu para que os destros vejam, também, como nós, canhotos, sofremos com as quinquilharias cotidianas. É, vida de canhoto não é fácil.

Rafaela Bernardino

Nenhum comentário: