sábado, 28 de abril de 2012

Os dramas do lado de lá

Que a cultura asiática tem se instalado pelo mundo, isso não é mais novidade. No entanto, você alguma vez já ouviu falar dos doramas? Em geral, são as chamadas novelas/séries orientais. Não existem apenas novelas brasileiras e mexicanas, pessoal!

Particularmente não conhecia nada do gênero (a não ser os desenhos japoneses-animes), até um amigo me indicar tal coisa. No começo você vai receoso: "tenho certeza que isso deve ser horrível!". Baixa o episódio e já desanima por ter que encarar uma hora de tortura. Começa a assistir e... A rir! Se não bastasse o jeito de faar, totalmente diferente - em um ritmo impressionante! -, os trejeitos são cômicos demais para a proposta da novela e você começa achar que eles estão atuando com um pouco de exagero. Mas não se engane! Isso dura no máximo quinze minutos, depois: prepare-se para se apaixonar.

Separados por J-dramas, K-dramas, T-dramas e Live-Action – dramas japoneses, coreanos, taiwaneses e baseados em animes -, as novelas orientais não seguem o padrão brasileiro e mexicano de teledramaturgia. Nada de duzentos capítulos! O negócio é mais prático e rápido: em torno de quinze (apesar das excessões). Não existe essa coisa de enrolação: é uma hora de muita história. 

O que mais encanta nas novelas orientais
De forma irrevogável, muitas coisas me chamaram atenção. Você vê nos dramas que os orientais não brincam em serviço. Eles realmente se dedicam ao que fazem e querem ser os melhores. Isso se transparece nas novelas. Usam os seus próprios conceitos de movimento de câmera, além do ritmo ser acelerado (você não vai sentir que está sendo enrolado). 

Não pense que verá romances árduos! Isso realmente é o mais interessante para mim. Você percebe nitidamente o recato da cultura. Eles valorizam o toque e o olhar, mas o contato físico (beijo) só vem depois de muita conversa. Na novela coreana "Heartstrings" (2011), por exemplo, o personagem de Lee Shin (Jung Yong Hwa) só dá um beijo em seu par romântico Lee Kyu Won (Park Shin Hye) depois que começam a namorar. Isso aqui no Brasil parece até piada, não é? Pois é, mas lá eles não utilizam de "amassos" para prender o público na história.

Outro ponto é a idade dos atores. Eles são extremamente jovens! Entre dezoito a vinte e dois anos! Passado essa faixa etária, eles já se sentem os mais velhos no estúdio e responsáveis por aquilo funcionar. É mole? Vemos isso na novela You are Beautiful (2009), onde o ator Sul Coreano, Jang Geun Suk disse se sentir responsável por ser o mais velho (na época ele tinha apenas 22 anos!). Além disso, a maioria deles não trabalham apenas como atores, mas como cantores também (e fazem isso muito bem). O mercado de cantores e atores parece ser bem semelhante no oriente, então você vê muita música boa durante o percurso da história.

Vale e pena dar uma olhada nesses dramas/doramas, não só pela versatilidade, mas também pela leveza. Você não sente cansaço ou tédio ao assistir, são muito suaves e relaxantes! Com o estilo "fofura de ser", mostram a música tradicional e moderna, além da comida e costumes locais. Com uma proposta diferente e inovadora, os dramas estão virando febre. E que febre!
Rafaela Bernardino

Nenhum comentário: