terça-feira, 10 de abril de 2012

Federação Catarinense de Futebol e Lambança


CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA DIVISÃO PRINCIPAL DE 2012
REGULAMENTO ESPECÍFICO
CAPÍTULO II
DOS TROFÉUS, DOS TÍTULOS
E DA PARTICIPAÇÃO EM OUTRAS COMPETIÇÕES 
Art. 2º A associação que, ao final da competição for considerada a primeira colocada, será atribuído o título de CAMPEÃ CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA DIVISÃO PRINCIPAL DE 2012 e à segunda colocada o título de VICE-CAMPEÃ.Parágrafo único. A associação que se sagrar a CAMPEÃ da competição receberá um troféu, em caráter definitivo, a ser denominado pela Diretoria da FCF, que poderá comercializar a sua denominação.
O Campeonato é dividido em turno e returno, e disputado por dez dez equipes catarinenses, nesse ano: Atlético-Ibirama, Avaí, Brusque, Camboriú, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Joinville, Marcílio Dias e Metropolitano. Esses clubes realizam partidas entre si, buscando com as vitórias, a classificação para a SEMIFINAL. Nessa fase, estarão o primeiro colocado do turno, o primeiro colocado do segundo turno, e dois times com as melhores pontuações no parâmetro geral da competição, exceto os campeões do primeiro e segundo turno.

Porém, há um porém. Como todos os times disputam os dois turnos é possível que haja um único campeão para os dois segmentos do campeonato e, por incrível que pareça, esse clube não se sagrará campeão. Como este time é o “campeão” do primeiro e do segundo turno tem o maior índice técnico, mas mesmo que seja o melhor em todos os sentidos, comprovados através das atuações em campo e dos números conquistados com as vitórias, a equipe não pode levar o troféu para seu memorial, por não ser considerada a campeã.

Como disse o antigo radialista Benjamin Wright: “O futebol é uma caixinha de surpresas”. O ano de 2012, que teme o fim do mundo, pode ter mais esse fato inusitado. O Figueirense, campeão do primeiro turno, e que lidera o segundo, a apenas uma rodada do fim, terá que disputar as partidas das semifinais e somente vencendo-as será tratado como campeão. A imprudência já aconteceu com o time do Avaí que não foi campeão na oportunidade, perdendo o título na fase semifinal.

Art. 28. Os casos omissos e as dúvidas na interpretação deste Regulamento serão resolvidos pela Diretoria da Federação Catarinense de Futebol.

Mas se quiser opinar para mudar o regulamento liga para quem?

Adilson Costa Jr.

Nenhum comentário: